segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Facebook faz bem à saúde, garante estudo

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Milão, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts concluiu que, por meio do Facebook, as pessoas podem efetivamente relaxar, reduzindo a velocidade dos batimentos cardíacos, e diminuindo o nível de estresse. 

A pesquisa analisou o comportamento de 30 estudantes, com idades entre 19 e 25 anos, que tiveram diversos aspectos do seu organismo monitorados, como reações cerebrais, pressão arterial, condutância da pele, dilatação das pupilas e frequência cardíaca. Os resultados mostram que a interação com outras pessoas através do Facebook criam um efeito positivo sobre o corpo e a mente, em diversos aspectos.
Os estudantes foram monitorados em três situações diferentes: admirando paisagens, realizando complicadas tarefas de matemática, e navegando pelo Facebook. As respostas para as duas primeiras situações foram bem óbvias, e revelaram estados claros de relaxamento e estresse, respectivamente. Porém, durante o tempo em que os alunos navegaram no Facebook, os resultados foram inesperados.
saiba mais
Níveis de relaxamento natural foram detectados, e a afetividade produzida pelas relações nas redes sociais oferecem um melhor estado de espírito ao usuário. Porém, o mesmo estudo adverte que tais sintomas só são possíveis quando o acesso às redes sociais é feito com moderação. O Facebook usado em excesso pode provocar uma queda na capacidade de atenção e empatia.
Outra preocupação das autoridades de saúde é que muitas pessoas estão usando as redes sociais para encontros sexuais, aumentando assim o índice de doenças sexualmente transmissíveis entre jovens e adultos, ao se encontrar com pessoas que, na prática, são desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário