quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Horário de Verão termina após carnaval

Termina no dia 26 de fevereiro o horário de verão. Ao contrário de anos anteriores, quando este horário termina no terceiro fim de semana do mês de fevereiro do ano, em 2012 ele terminará mais tarde em função do carnaval.
O novo prazo para a mudança de horário está previsto para 0h do dia 26 de fevereiro. Desde 2008, o governo federal instituiu através do Decreto 6.558 que o horário inicia-se a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até o mesmo horário do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente. O horário de verão que está em vigor desde o dia 16 de outubro, tem como objetivo economizar cerca de 5% de energia durante o horário de pico no verão.
Segundo o gerente de relacionamento da Cemig, Hudson Elvis Ferreira, a prorrogação do horário de verão é para não confundir turistas que estarão em viagem no período do carnaval. “Não há explicação lógica para que o fim do horário de verão não seja no mesmo fim de semana do carnaval. Em um sábado de carnaval, diferente de outro normal existe movimentação maior de viagens, que poderia causar confusões com o horário de transportes. A intenção é gerar o menor transtorno possível”, explica Hudson.
Quanto à economia de energia, segundo Hudson, ainda não foi feito o balanço da economia neste horário de verão. “Depende do operador nacional do sistema elétrico, divulgar o levantamento, para que as concessionárias possam se posicionar. Mas a nossa expectativa de economia é a mesma de 2011, que chegou a economizar cerca de 4%. Com este horário as pessoas realmente usam menos a energia, por conta da luz solar, bem como o chuveiro que fica no modo de verão, o que já significa menos gastos”, explica Hudson, ressaltando que o levantamento deve ser divulgado depois do término do horário de verão.

Camocim imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário