terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Prefeito é cassado por comprar Hilux com verba da educação

O prefeito de Várzea Grande, 200 quilômetros distante de Teresina, foi condenado a perda do cargo e suspensão dos direitos políticos por três anos. Luís Nunes Ribeiro Filho foi julgado pela Justiça Federal acusado de usar recursos federais destinados à educação para a compra de um carro de luxo, supostamente usado pelo gestor para participar de festas na capital, atividades que não seriam de interesse público. O gestor ainda pode recorrer da decisão. 


A decisão do juiz Gustavo André Oliveira dos Santos, da 1ª Vara Federal, que aceitou os argumentos da ação de improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público Federal. A Toyota Hilux, ano 2006, de placa LVO-8302, segundo a denúncia do MPF, foi comprada com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb - e estaria sendo usada para atividades sem interesse público.
“Comprovando a prática de ato de improbidade, também constam dos autos cópias de Termos de Declarações firmados por moradores de Várzea Grande, além de fotografias, que corroboram o fato de ter o então Administrador Público Municipal utilizado o referido veículo para fins pessoais/particulares (deslocamento para eventos: inclusive festas, ocorridas em Teresina/PI ou em localidades da zona rural)”, diz a sentença. 
O prefeito, reeleito em 2008 pelo PSB e com mais de mil votos de diferença para o segundo colocado, também deverá pagar multa de 20 vezes o valor do salário que recebia na época da denúncia (2006 e 2007). Luís Nunes Ribeiro Filho também fica proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta o indiretamente, pelo prazo de três anos.
Já a decisão de perda do cargo ainda deve ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí para o devido cumprimento. 
O Cidade verde.com tentou contato com o gestor no telefone da Prefeitura de Várzea Grande, sem sucesso. 

redacao@cidadeverde.com

LÁ VAI - É incrível como certos gestores com o poder nas mãos tendem a fazer burradas achando que a lei não se aplica a eles,o dinheiro da educação jamais pode ser usado para outros fins e tenho certeza que esse prefeito sabia disso,mas como sempre eles deixam a vaidade falar mais alto e acabam fazendo burradas,parabéns a justiça do Piauí por essa sentença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário