quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Assembleia Legislativa aprova mensagens do Governo do Estado


Os deputados Welington Landim e Sérgio Aguiar, ambos do PSB, louvaram a aprovação da mensagem 7.401/12, destacando que é uma luta antiga dos servidores.
Nesta quarta-feira (29) a Assembleia Legislativa aprovou dois projetos oriundos de mensagens do Poder Executivo.
A propositura nº 67/12, oriunda da mensagem nº 7.401, altera a Lei n.º 15.017/11 que autorizou o Poder Executivo a celebrar acordo que implique na finalização de processos judiciais em curso e, por conseguinte, no enquadramento dos servidores estaduais abrangidos pela Lei Federal 4.950A/1966, que não fizeram a opção na oportunidade da edição da Lei 12.386/1994 por se encontrarem, na ocasião, com processos judiciais em tramitação.
A outra, o projeto de lei complementar 07/12, oriundo da mensagem 7.402 , acrescenta os artigos 5º-A e 5º-B à Lei Complementar nº 12, de 23 de junho de 1999, que dispõe sobre a instituição do Sistema Único de Previdência Social dos servidores civis e militares, dos agentes públicos e dos membros de Poder do Estado (Supsec).
Os deputados Welington Landim e Sérgio Aguiar, ambos do PSB, louvaram a aprovação da mensagem 7.401/12, destacando que é uma luta antiga dos servidores.
Sérgio Aguiar, líder interino do Governo na Casa, disse que a matéria é um reconhecimento do Governo do Estado, passando a Lei n.º 15.017/11 a contemplar agora os geólogos e geógrafos.

São Paulo: Família está chocada, diz defesa de professora sadomasoquista

 Por ciúmes, a professora universitária avisou o pai da adolescente que ela mantinha um relacionamento com um homem mais velho (Foto: Reprodução/Rede Record)
A família de Luciana Simões, professora sadomasoquista suspeita de abuso de menor, está em estado de choque desde que o caso envolvendo a educadora foi divulgado. Segundo a defesa de Luciana, os pais e a irmã mais nova da professora, que vivem em Bebedouro, a 381 km da capital paulista, foram totalmente surpreendidos com as revelações.
A professora foi presa em flagrante na última segunda-feira (27) junto com o namorado, um técnico em informática. O casal teria aliciado uma adolescente pela internet para participar de um encontro sexual. Os dois foram descobertos após o pai de uma suposta vítima desconfiar do comportamento da filha e começar a monitorar o computador da jovem. Segundo o pai, a menina acessava sites eróticos e se comunicava com o casal em sites de relacionamento.



Pai investiga 

O frentista João Silva de Souza perdeu a tranquilidade ao ver a filha chegar em casa bem mais tarde do que o esperado,carregando um corpete com espartilhos em uma sacola. A sensação de que alguma coisa não estava certa aumentou ainda mais quando a professora universitária Luciana Simões ligou para a casa dele dizendo que a adolescente, de 14 anos, tinha um caso com um homem mais velho. 
No dia seguinte, Souza decidiu pedir as contas do emprego. Avisou o chefe que a filha estava estranha, não fazia mais nada além de ficar presa ao computador, e ele queria entender o porquê. Na noite do telefonema de Luciana, sentiu que os olhos marejados da garota, que estava ao seu lado, revelaram um pedido silencioso de ajuda. Ela tinha medo de dizer aos pais que havia se envolvido com um casal que praticava sexo sadomasoquista. 


— Eu percebi que minha filha estava precisando de mim. Ela não quis falar, mas eu percebi nos olhos dela [...]. Eu tenho duas folgas por mês. Além do posto, também faço meus bicos arrumando e montando computadores. Mas eu nunca deixei de prestar atenção em cada movimento das minhas meninas. Entre o trabalho e minha filha, é claro que eu vou preferir ajudá-la.



Fonte: R7 

FORTALEZA - MORONI EM 1° E ELMANO EM 2°


O candidato do DEM, Moroni Torgan lidera a pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro, anunciada na noite de ontem (29), com 26% das intenções de voto. Elmano de Freitas, do PT, aparece em segundo com 13%, seguido por Roberto Cláudio (12%), Heitor Férrer e Inácio Arruda (9%), Renato Roseno (7%), Marcos Cals (3%) e André Ramos (1%). Valdeci Cunha e Gonzaga não chegaram a 1%.
Moroni também lidera a rejeição, com 28%, seguido por Elmano e Roberto Cláudio (9%), Heitor (7%), Inácio e Roseno (5%) e Marcos Cals (2%).
A pesquisa ouviu mil eleitores, entre os dias 25 e 27 deste mês. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Bandeirantes e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número CE-00019/2012.

Prefeitura de Senador Sá paga R$ 100 mil para show da banda Aviões do Forró


Em pleno período de escassez de água e de ausência de muitas outras ações básicas, eis que a prefeitura de Senador Sá (Zona Norte) um dos menores e mais pobre município do  Ceará, que tem como prefeito o tucano, Alex Sancho – candidato a reeleição - gastou a bagatela de mais de R$ 100 mil, para promover o Show da Banda Aviões do Forró, por ocasião do aniversário do coitado e paupérrimo município, há uma semana atrás.
Nada contra o evento, mas a quem interessa um gasto desse em ano eleitoral (?); o que ficou para o povo pobre e humilde daquele município (?), quem lucrou com a estrutura do evento (?) são tantas a interrogações (???). A banda merece até por ser “top de linha”, porém o povo de Senador Sá não merece tanta grana para nada, ou para uma noite de muito forró, bala e furtos de carros.

S.de prima

Organizações Sociais fazem campanha contra a troca de voto por água no semiárido


Brasília - “Quem pede voto em troca de água não merece nossa confiança” é o slogan usado por representantes de movimentos sociais para alertar a população do Semiárido a não aceitar o uso eleitoreiro da água e a denunciar a negociação de votos em troca de benefícios durante a campanha para as eleições municipais deste ano.
Intitulada Não Troque Seu Voto por Água. A Água É Um Direito Seu!, a campanha foi lançada este mês pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), rede formada por mil organizações da sociedade civil que atuam nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. Com inserções em rádios locais e comunitárias, além de panfletos e cartilhas, a mobilização tem o objetivo de conscientizar, principalmente, pequenos agricultores.
O coordenador da ASA, Naidison Batista, enfatizou que no momento em que o Semiárido enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos, há políticos que aproveitam as medidas de socorro às vítimas da estiagem, como o fornecimento de carros-pipa e a distribuição de alimentos e de sementes com recursos públicos, para se manter no poder.
“Quando há seca, é comum haver a prática de compra de votos, porque nessas ocasiões principalmente os agricultores mais pobres estão muito fragilizados. Eles têm pouca alimentação para seus animais, para sua família e pouca água. Quando procuram os representantes do poder público para acessar programas de assistência social, é comum ouvirem pessoas dizendo que vão levar água ou alimento, mas que têm que votar no candidato que estão indicando”, afirmou.
Naidison Batista ressaltou que os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, ajudam a reduzir a incidência dessa prática, já que as famílias ampliam sua capacidade de compra de produtos da cesta básica e de água. “Mesmo assim, essas situações ainda são frequentes”, lamentou.
O coordenador da organização não governamental lembrou que oferecer benefícios em troca de voto é crime, conforme previsto na Lei 9.840/99, conhecida como Lei de Combate à Corrupção Eleitoral.
“Queremos estimular a mentalidade da cidadania, a consciência de que não podemos vender nosso voto por nada. E se houver tentativa de compra da nossa escolha é preciso denunciar ao Tribunal Regional Eleitoral dos estados, ao Ministério Público Estadual e até a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]”, alertou.

Thais Leitão/Agência Brasil

IPU: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL DÁ PARECER CONTRA SÁVIO PONTES


No tumultuado processo de convenções partidárias, do PMDB, do Ipu – que foram duas candidaturas homologadas - em duas diferentes convenções da mesma sigla, teve parecer contrário ao prefeito Sávio Pontes. No primeiro momento com o nome do médico Dr. Luis (PMDB) e em segundo, a homologação de Sávio Pontes, ambos do PMDB, eis que o Ministério Público Eleitoral se posicionou.
O MPE se manifesta pelo indeferimento da candidatura da “Coligação Ipu Cada Vez Mais Forte”, que tem como candidato Sávio Pontes, excluindo o PMDB e o PTdoB do bloco de partidos da referida Coligação e reconhece o Direito do PMDB, de manter as candidaturas do Dr. Luis e dos seus vereadores.  
Os processos respectivos foram conclusos para a Relatora no caso a Desembargadora Maria Iracema do Vale.

S.de prima

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ORIGEM DA MUSICA NO MUNICÍPIO DE COREAÚ



ORIGEM DA MUSICA EM NOSSO MUNICIPÍO

Ao assumir a paróquia da Palma Em 1922, o Pe. Luiz Firmino resolve formar uma Banda de Música no município, Com recursos próprios e com a ajuda dos Fiéis que contribuíam através de esmolas ,Surge então a primeira banda de musica no município da palma ,de propriedade da igreja.a banda tinha a seguinte formação:
José machado (maestro), Chico Camilo (clarinete), Vicente  Gomes (clarinete), Raimundo Víctor  (clarinete), Joaquim Gomes (trompete), Zeca Araújo (trompete), Aquiles Fontenele (trompete), Abdias Gomes da Silva (trombone), Irineu  Montezuma  (trombone), Raimundo Jorge Albuquerque (trompa), Novo Camilo (trompa), João Batista Gomes (saxofone), Francisco Farias (saxofone), Firmino Moura (tuba), Raimundo Rosa (Tuba), Chico Machado ( bombardino) e Antônio Boéiro (bumbo).

No inicio dos anos 30 o Sr. Francisco Gomes Camilo (Chico Camilo)  adquire através de compra ,os instrumentos da paroquia , e incorpora  novos membros ao grupo já existente dando continuidade as atividades musicais do município .  E assim o povo de Coreaú continua ouvindo suas  belas melodias agora  sobre a batuta do Mestre André e seus músicos assim descriminados: Chico Irineu, Cordeiro, Zé Canarinho, João Bezerra, Antônio Nicolau, expedito Boeiro, Irineu Montezuma, Benedito Muçu, Vicente Boeiro, Raimundo Rosa, José André, Amadeu Vitor, Carleon Boeiro e Chico André.
  Em 1937 o então vigário Pe. Antônio Ivan de Carvalho funda uma outra banda e a batiza com o nome de  “Euterpe sertaneja”. Com todos os instrumentos comprados pelo o fundador. E mais uma vez o município ganhava uma outra banda pertencente à igreja com a finalidade de animar as festas das capelas filiais a Matriz. Passando então a cidade a ter duas bandas de musicas que manteriam uma acirrada disputa entre si.

Em Janeiro de 1943 com a saída do pároco, a banda do Pe. Ivan, como era conhecida a Euterpe Sertaneja, começou a se desmanchar. E  grande parte de seus músicos se transferem para a Banda do Sr.Chico Camilo.que alguns anos depois vende a banda para a prefeitura, passando assim a ser uma banda municipal.

 Neste período assume então a banda o Sr.Chico Irineu que na época era um dos músicos mais afamados  e que da continuidade a banda animando os festejos, quermesses, leilões, aniversários da cidade e das cidades circunvizinhas. A banda da Palma como era conhecida na época, e que por seu repertório eclético agradava a todos por onde passava. tocando seus dobrados ,suas valsas, xotes, maxixes sambas e etc..adequerindo respeito e admiração nos lugares por onde passavam.

Em novembro de 1971 segundo os registro do livro de Atas das Sessões da Câmara Municipal de Coreaú (período de 27/02/1967 a 14/04/1975, ás fls.83v e 84) o então vereador  (in-memorian) Raimundo Euzébio de  Albuquerque que no uso de sua palavra nesta sessão, solicita ao Sr. Presidente da câmara que o mesmo transmita ao Sr. prefeito Francisco Vilar Fontenele a solicitação de uma reforma na Banda de Música ,tais como: a aquisição de novos instrumentos e fardamentos para melhorar o aspecto musical e visual da banda de musica ,em suas apresentações, uma vez que se aproximavam futuras inaugurações na cidade e nas cidades vizinhas.


Sem salários fixos os músicos desta banda dependiam dos contratos que faziam para tocar em festejos locais ou em outros municípios ou da colaboração de pessoas que admiravam a banda, como o Dr. GERARDO CAMILO que por muitas vezes, presenteou a Banda com instrumentos e partituras. 

 alguns dos instrumentos muitas vezes eram doados por amigos, entre eles o Senhor Gerardo Camilo, que algumas vezes levou para a reforma os instrumentos velhos ,chegando ate a presentear ao Senhor Chico Irineu ao Cordeiro,e ao Zé canarinho com instrumentos novos ,Digo com certeza, pois vi e ouvi informações repassadas a mim, por meu amigo ainda em vida ( que Deus o tenha)  Raimundo Rodrigues , o nosso querido e estimado cordeiro.

   No ano 1986 em seu segundo mandato de prefeito o Sr. Francisco Vilar Fontenele, adquire novos instrumentos e contrata como maestro o Sargento reformado da Policia Militar do Ceará Sr. MACIEL para criar uma nova  banda. O novo maestro da inicio então as aulas de musica a uma turma de jovens músicos.O Sargento Maciel permanece conosco por apenas entre 2 a 3 meses, e assim permanecemos sem maestro, até a contratação do Sr. João Benício que assume o cargo de maestro dando continuidade ao processo de criação da banda, com à seguinte formação: Castanhola, Evanaldo, Francicley ,Aguiar Filho, Zé Rodrigues (in-memorian), Sávio, Zé tapete, Pedro Gilson, Baia da Benícia, Hibernon, Tarcisio Bocão, Hildenê, Bene, Manchão, Baia Raposa ,Aurismar (in-memorian) Maninho do Cícero Lucio, Marquinhos e Cebola (Gerardo da Marlene)
Com essa formação a banda fez sua primeira apresentação em uma tocata em frente a igreja matriz de coreaú, numa manhã de domingo após a missa das nove. Na ocasião a banda executa suas três primeiras peças musicais, que foram : um Dobrado chamado Capitão caçula, A valsa da despedida e a valsa Sobre as ondas.
( Antes desta estréia oficial , a banda fez uma divertida apresentação no aniversario do professor Aguiar.)

Dois anos depois ,por motivo de doença o então maestro João Benicio nos deixa sozinhos no meio dos festejos do distrito de  Úbauna , pedindo aos mesmos que se revezassem à frente da banda ,e não retorna mais, prostando-se ate a morte
Com a sua morte meses depois de seu afastamento, mais uma vez a banda fica sem maestro.
 No fim dos anos 80 e começo dos anos 90 (mais precisamente em novembro de 89) assume a banda o Musico/Maestro Sebastião Sabóia. Que Com um repertorio variado que ia do maxixe a bossa nova , misturando a tradição com o atual, a banda ganha o apelido de a FURIOSA sendo considerada uma das boas bandas do Estado Ceará.
Em dezembro de 1992 já na  administração  do então prefeito CHICO ANTONIO o Historiador Leonardo Pildas sugere uma nova denominação para a Banda Municipal ,dentre os nomes sugeridos, foi eleito por unanimidade a denominação de: “ BANDA LIRA PALMENSE”
O maestro Sebastião desenvolve seus trabalhos musicais a frente da banda até o ano de 2004, quando em plena festa da padroeira se suicida (o mesmo foi encontrado morto dentro de sua própria residência) ficando mais uma vez a banda sem maestro,em plena festa de setembro.
 Após três anos do seu falecimento é contratado para assumir a banda de nosso município o jovem maestro da Banda de Música do corpo de Bombeiros do Estado do Ceara CAP.WALTER ,que permanece a frente da banda por apenas dois meses.

No ano de 2009 o então prefeito Carlos Roner de Albuquerque, percebendo a carência musical da banda contrata o jovem maestro Themístocles Stanton Maestro da banda de Música de Aracoiaba ,que assume a banda e ministra seu 1° ensaio no dia 29 do 06 de 2009 desenvolvendo até os dias de hoje um trabalho de renovação no repertório e nas apresentações.

VÁRZEA GRANDE

E AGORA? JUSTIÇA ELEITORAL COM SERVIDORES EM GREVE NO CE



Os servidores da Justiça Eleitoral no Ceará decidiram entrar em greve em assembleia realizada nesta terça-feira (28). A proposta apresentada pelo Governo Federal de conceder aumento de 15,8% parcelado em três anos (2013-2014-2015) foi rejeitada pela Justiça Eleitoral, assim como já havia sido feita no último dia 20 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT). De acordo com o Sindicato do Servidores da Justiça Eleitoral do Ceará (Sinje), o reajuste não é suficiente sequer para cobrir as perdas com a inflação para os próximos anos. A assembleia da categoria aconteceu durante uma manifestação em conjunto com servidores do MPF, MPT, Justiça do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro de Fortaleza. De acordo com o Sinje, os servidores da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho estão sem reajuste há seis anos (desde 2006), período em que as perdas com a inflação somam cerca de 48%.

 Tadeu Nogueira 
Com informações do DN

O TRABALHO DO FORTE PSB E ALIADOS EM MASSAPÊ



Além da força do PSB e fortes partidos aliados do Ceará, o sentimento de mudança toma de conta do povo de Massapê (Zona Norte) nessas eleições. Todos os eventos são marcados com a presença maciça do povo.
A cada encontro político, o deputado Zezinho Albuquerque (PSB) leva autoridades de peso para o palanque do candidato a prefeito, Antonio José (PSB). No quinto evento da Coligação “Força do Novo Tempo”,, no último final de semana, formavam o palanque da aliança que abrange 12 partidos (PSB, PT, PC do B, PMDB, PDT, PHS, PRB, PPS, PP, PV, PTB e PRTB) os secretários do primeiro escalão de Cid Gomes (PSB), Danilo Serpa (Chefe de Gabinete) e Arruda Bastos (Secretário de Saúde). Na onda do “Mar Vermelho” que só cresce como dizia o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) em sua última estada, em Massapê, também já passou o Presidente da Assembleia e candidato em Fortaleza, Roberto Claudio e o deputado Ivo Gomes (PSB) que trabalham fortemente como mentores socialistas, junto com Ciro e Cid Gomes, a conquista da prefeitura de Massapê.

S.de Prima

PF FAZ MANIFESTAÇÃO E MANTÉM GREVE.



Policiais federais em greve realizam na tarde desta terça-feira, 28, uma manifestação no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. A ação consiste na distribuição de folders aos passageiros esclarecendo os motivos da greve da categoria, que já dura 18 dias.
Em entrevista ao Blog, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Ceará (Sinpof-CE), Carlos Façanha, fala sobre a assembleia que vai decidir os rumos da paralisação. A reunião acontecerá na manhã desta quarta-feira, 28.




Fonte: Blog do Eliomar

ESCOLA FLORA TELES REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRA CULTURAL



A Escola Flora Teles realiza nesta sexta, 31 de Agosto, a Feira de Ciências e Mostra Cultural com o tema "O mundo em que vivemos". Convidamos a comunidade escolar e a sociedade coreauense para fazer-se presente e prestigiar apresentações de projetos como "Palavras e expressões do dialeto regional de Coreaú", "Memória e brincadeiras da infância", "Lendas e causos coreauenses", "Memorial a Luiz Gonzaga", "Homenagem a Jorge Amado", "Alimentação saudável e segurança alimentar", "História da Escola Flora Teles", "Estudo dos bairros da cidade", "Uso alternativo de energia", além de experimentos científicos. 

O evento acontecerá no prédio da Escola Flora Teles, na sexta, a partir das 19 horas.

Portal Flora teles

terça-feira, 28 de agosto de 2012

PRODUTOR DO AVIÕES DO FORRÓ AGRIDE CINEGRAFISTA DE TV


A agressão aconteceu após o produtor se irritar com as filmagens que estavam sendo feitas para o arquivo da Tv Meio Norte, que é contratada da Prefeitura Municipal de Matões, instituição realizadora do evento em que a banda estava se apresentando. Com gestos de ameaça de degola e lançando insistentemente luz de laser nos olhos e na câmera do cinegrafista, que estava no meio da multidão, a mais de 20 metros de distancia do palco, Sávio Maia mandou um segurança da banda até o rapaz. Abrindo caminho com extrema violência, o segurança quebrou o equipamento de filmagem e tentou atacar Wandson que foi protegido pelo público. O cinegrafista foi levado para conversar no palco, no entanto ao subir a escada de acesso, recebeu um empurrão do produtor e, em seguida, um soco violento no olho esquerdo.
O cinegrafista, quase inconsciente pela potência do golpe desferido pelo produtor, foi encaminhado para o Hospital Municipal Divino Espírito Santo, para a realização do exame de Corpo Delito. O diretor da Tv Meio Norte de Matões, Reinaldo Vieira, dirigiu-se à delegacia da cidade para registrar o Boletim de Ocorrência. Conduzido por policiais militares para prestar depoimento ao escrivão de plantão, o produtor Sávio Maia disse que apenas se defendeu, mas em seguida admitiu o excesso da violência e tentou fazer um acordo, que não não foi aceito
Segundo o advogado Eduardo Loiola, o produtor agiu de forma brutal e truculenta, sem respeitar o profissional que naquele momento estava apenas fazendo o seu serviço: " É inadmissível a conduta de alguém que representa uma banda da envergadura da Aviões do Forró". A polícia Militar instaurou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), onde foi colhido o depoimento do agressor e da vítima. Eduardo Loiola disse ainda que posterior as primeiras providências, será marcada uma audiência no Fórum Judicial da Comarca de Matões. "Meu cliente entrará com uma ação de reparação de bens materiais e morais", finalizou o advogado.

Via: Matões Noticias

Política: Candidaturas majoritárias de Groaíras e Ubajara são indeferidas


Groaíras
O pleno do TRE-CE indeferiu, por maioria, a candidatura do prefeito e candidato à reeleição,  José Almir Matos Lopes (PTB), o “Zé Almir”. O motivo foi o fato de Zé Almir já ter assumido o cargo de prefeito no mandato anterior, quando era vice-prefeito, “de forma  que o exercício desses dois mandatos, o impede de concorrer para o mesmo cargo no pleito (deste ano)”, disse o relator do processo no seu voto.
Ubajara
Por unanimidade, os juízes do TRE-CE indeferiram o pedido de registro de candidatura de Grijalva Parente (PRB) devido a irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios por contratação de servidor sem a realização de concurso público. Irregularidade que, além de possuir caráter insanável, configuraria ato doloso de improbidade administrativa, segundo o entendimento da Corte. A decisão também foi baseada na Lei Complementar 64/90. 

Fonte: DN

Escola Ruth Cristino realiza seu I interclasse de Futsal

Quinta-Feira, dia 23 de Agosto, a Escola Estadual de Ensino Médio Maria Menezes Cristino realizou o I interclasse de Futsal para os alunos do turno tarde e noite, em comemoração ao dia do Estudante. Foi um dia muito agitado na quadra esportiva desta escola, com muita animação por parte da torcida e muitos jogos masculinos e femininos.







Fonte: Blog Escola Ruth Cristino

Conflito PT X PSB leva aliança a ser repensada para 2014


Por: Luzenor de Oliveira
O conflito entre PT e PSB nas eleições municipais poderá se estender ao pleito de 2014 quando a presidente Dilma Roussef disputará a reeleição. A aliança, rompida na disputa pelas Prefeituras de Fortaleza, Recife e Belo Horizonte, será repensada, de acordo com o candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias.
Segundo Patrus, que concorre à Prefeitura contra o socialista Márcio Lacerda - aliado do ex-governador, senador e pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves, o PSB optou pelo PSDB. E esse cenário, no entendimento de alguns dirigentes do PT, é um prenúncio do que pode se configurar no quadro eleitoral de 2014.
Outra preocupação entre as lideranças nacionais do PT é com a ascensão do governador de Pernambuco e Presidente da Executiva Nacional do PSB, Eduardo Campos, que percorre o País como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Em Fortaleza, a aliança PT x PSB foi quebrada com o lançamento de dois candidatos a prefeito - Elmano Freitas, com apoio de Luizianne Lins, e Roberto Cláudio, aliado do Governador Cid Gomes.
O clima entre lideranças regionais é marcado por uma relação estremecida. O PT tenta eleger o sucessor da prefeita Luizianne Lins e, para isso, já levou ao ar rádio e a TV a imagem e a voz do ex-presidente Lula pedindo votos para Elmano. Agora, os petistas aguardam a voz e a imagem da presidente Dilma Roussef na campanha. Os irmãos Cid e Ciro trabalham para levar o candidato Roberto Cláudio ao segundo turno.
A animosidade entre lideranças regionais do PT e do PSB se reflete também no cenário nacional, como você pode observar nas declarações do candidato petista à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias. Patrus na sabatina da Folha/UOL, como você pode acompanhar no texto abaixo publicado na edição desta terça-feira do Jornal Folha São Paulo.

IVETE SANGALO NA INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL DA ZONA NORTE?

Informações obtidas pelo Blog parceiro Sobral em Revista dão conta que a baiana Ivete Sangalo será a grande estrela da festa de inauguração do Hospital Regional da Zona Norte, prevista para o próximo dia 29 de setembro.

Governador Cid Gomes está acompanhando online, diariamente, o andamento das obras. Não admite atrasos.

Projeto que reestrutura a PM do Ceará exige debate


Com o título “PM: reestruturação reclama debate da sociedade civil”, eis o título do Editorial do O POVO desta terça-feira. Projeto aprovado nesse sentido é tido como complexo e exige maior discussão. Confira:
A sociedade cearense foi, há poucos dias, surpreendida pelo anúncio da aprovação da proposta de reestruturação da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A iniciativa do Governo do Estado não encontrou acolhida favorável nos meios especializados nem nos segmentos representativos da sociedade civil. Embora caiba ao Estado liderar essa questão, é imprescindível a participação da comunidade na definição do modelo de Polícia almejado.
A crise que levou à paralisação da Polícia Militar, no Ceará, no início do ano, como se sabe, teve o seu desfecho mediado pela sociedade civil, através de lideranças de entidades respeitáveis e de personalidades que se mobilizaram para evitar a possibilidade de uma tragédia. A recente anistia dada pela presidente Dilma Rousseff aos participantes de alguns episódios – como reclamavam as lideranças negociadoras – ratificou a legitimidade das iniciativas tomadas pela sociedade civil no sentido de não apenas resolver aquele incidente específico, mas de promover um debate mais amplo sobre a segurança pública e, sobretudo, sobre o modelo de Polícia demandado pela sociedade no Estado Democrático de Direito.
Infelizmente, os passos positivos iniciais no sentido de aprofundar o debate para a formulação de uma proposta embasada na visão da sociedade como um todo não tiveram prosseguimento. Ao contrário, geraram reação corporativa da cúpula, traduzida num retrocesso inimaginável, em termos de visão de segurança e da própria concepção de Polícia. Suas expressões mais contundentes foram a exoneração inopinada do professor César Barreira da direção geral da Academia Estadual de Segurança Pública – e sua substituição por um coronel da PM – e o recente anúncio da proposta de reestruturação da PM, dentro de princípios doutrinários retroativos ao período ditatorial.
A estranheza é não só da sociedade civil, mas também de especialistas da área, como o ex-secretário nacional da Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho, coronel reformado da PM de São Paulo e professor do Centro de Altos Estudos da PMESP, em artigo publicado, ontem, neste jornal.
O bom senso recomenda que o Governo do Estado reabra a discussão e permita um amplo debate sobre o que está sendo proposto.

EM CAMOCIM, GUARDA MUNICIPAL É AGREDIDO APÓS SOCORRER CRIANÇA VITIMA DE ACIDENTE.


O Guarda Municipal GM Abreu foi agredido no interior do Hospital Deputado Murilo Aguiar pelo senhor FRANCISCO VIANEI DE SOUSA FERRO e pelo senhor TIAGO OLIVEIRA DANTAS, parentes de uma criança que tinha sido atropelada nas proximidades do Restaurante Onda do Mar e que tinha sido socorrida pelo referido Guarda e pelo seu companheiro GM Elialdo.
As agressões sofridas pelo GM Abreu foram motivadas pelo fato, do mesmo está dirigindo a ambulância da prefeitura que atropelou o filho do senhor VIANEI. O acidente ocorreu por volta das 15h e 10 minutos na Avenida Beira Mar, nas proximidades do Restaurante Onda do Mar. 
Clique AQUI e leia o restante da matéria produzida pelo blog Miolo de Pote.

Candidato a prefeito desiste de candidatura


O prefeito de Groaíras (Zona Norte), José Almir (PTB), que estava com candidatura registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desistiu de ser candidato, no último final de semana, devido a insegurança jurídica que vivencia o político. José Almir (foto) assumiu a prefeitura nas vezes em que a ex-prefeita Zoelia (PSB) foi afastada do cargo - antes de 2008 – configurando que quando de sua eleição direta, em 2008, a mesma era a sua reeleição.

SOBRAL - MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL MANTÉM PEDIDO DE CASSAÇÃO DE VEVEU ARRUDA


(Na foto: Dr. Irapuan)
O Ministério Público Eleitoral em Sobral manteve o pedido de cassação do registro ou diploma dos candidatos Veveu Arruda e seu vice Carlos Hilton mesmo após a apresentação de defesa feita pelos candidatos.
Segundo informações do Blog Sobral e Política, a defesa apresentada confessa a prática da conduta vedada quando afirmam “são notícias da administração pública sobre programas, ações, e obras de interesse coletivo, nada que tenha conotação de engrandecimento pessoal ou de cunho eleitoral”.
A questão é que a legislação proíbe justamente esse tipo de ação, salientou o Ministério Público em sua representação.
Para o promotor de justiça, os argumentos utilizados pela defesa não encontram respaldo na doutrina e jurisprudência brasileira e que, embora a propaganda tenha sido feita pela Imprensa Oficial do Município, órgão autônomo da administração indireta, esta está proibida de realizar propaganda institucional.
Ressalte-se ainda que os membros da imprensa oficial do Município são todos nomeados pelo Prefeito Municipal e podem ser exonerado “ad nutum”, além do fato da Imprensa Oficial do Município ser praticamente financiada com recursos públicos (embora possua outras rendas).
Enfim, como dispõe claramente a art. 73, inciso VI alínea“b” da lei eleitoral, a proibição de publicidade institucional dos atos, programas, obras e serviços da municipalidade visa exatamente a impedir a desigualdade de tratamento entre os candidatos com o uso da máquina pública no sentido de desequilibrar o pleito, razão pela qual o Ministério Público Eleitoral manteve o pedido de cassação de Veveu Arruda e seu vice, Carlos Hilton.
Agora é a vez do magistrado que poderá fazer história em Sobral, cassando o registro ou diploma do primeiro candidato a Prefeito da era democrática.
Será?

(Fonte: Blog Sobral e Política)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coreaú, Sobral e mais 2.018 municípios terão uso gratuito dos Orelhões até final de 2012


A empresa de telefonia Oi terá que liberar o uso gratuito de parte de seus orelhões até o fim de 2012 por conta de irregularidades na oferta desses aparelhos, informou nesta sexta-feira (24) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A gratuidade será válida apenas para ligações locais, dentro da mesma cidade, para telefones fixos.
Serão afetados pela medida orelhões de 2.020 municípios.
Em 1.724 cidades, distribuídas pelos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe, a gratuidade vai valer pelo menos até 30 de outubro. Nesses casos, a medida se deve a problemas de disponibilidade, ou seja, número alto de equipamentos que não estavam em funcionamento.
Para 742 municípios em 21 estados, o serviço será gratuito pelo menos até 31 de dezembro, motivado pelo não cumprimento pela Oi da meta de densidade determinada pela Anatel, de quatro aparelhos por mil habitantes por município. 446 municípios fazem parte de ambas as listas, por terem apresentado os dois problemas.
De acordo com a Anatel, até o final de agosto, pelo menos 90% dos orelhões nessas 2.020 localidades devem passar a fazer as ligações gratuitas. O número deve chegar a 100% até o final de setembro.
O telefone deverá funcionar mesmo sem o uso de cartão. Caso os usuários coloquem o cartão em um aparelho incluído na medida, ele não deverá "queimar" créditos. A Oi terá que manter em seu site uma lista atualizada das cidades onde os orelhões farão ligações gratuitas.
A lista com os municípios onde os orelhões funcionarão gratuitamente está disponível no site da Anatel.

ACIDENTE ENTRE 2 CARROS EM TIANGUÁ

Mais um acidente em Tianguá envolvendo dois carros no cruzamento da Rua Maestro Quincas Bezerril com Rua João Rodolfo Pessoa. O acidente ocorreu na tarde de ontem, quinta-feira, e apesar do susto, os condutores dos veículos passam bem.

Tianguá em foco

MUNICÍPIO DE CEDRO-CE ESTÁ SEM CANDIDATO A PREFEITO

O município de Cedro voltou à estaca zero em se tratando de disputa pela Prefeitura. Os dois únicos concorrentes à disputa para o cargo agora estão com o registro das candidaturas indeferidas. 
Neste sábado, o Tribunal Regional Eleitoral indeferiu o registro do ex-prefeito Nilson Alves (PSB). Na semana passada, a justiça eleitoral havia indeferido o registro do atual prefeito, João Viana (PP). Ambos foram alcançados pela Lei da Ficha Limpa e ficaram impedidos de se candidatar devido a contas reprovadas no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Os dois candidatos a prefeito ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Caso as postulações não sejam mantidas, os partidos ainda poderão substituí-los por outros candidatos.

CAMOCIM - MAIS DOIS: "ABRAÃO" E "CÉLIO", SÃO PRESOS ACUSADOS DO ASSASSINATO DE "TOINHO"


Dois dos três maiores envolvidos na morte de um homem conhecido como “Toinho” foram presos na manhã deste sábado (25). Hoje faz exatamente uma semana que crime aconteceu, na Rua Antonio Zeferino Veras, no bairro São Francisco.
Os acusados se apresentaram na Delegacia de Camocim com a presença de um advogado, porém não sabiam que contra eles haviam um Mandado de Prisão em aberto. Os dois receberam voz de prisão e estão aguardando transferência para a cadeia pública de Camocim.
Os acusados são: 
  • Abraão Rocha Santana;
  • Geovane Araújo Costa Segundo, vulgo “Célio”.
Já haviam sido apreendidos os menores Gaspar, Mael e Fanquinha, ainda está sendo procurado o outro elemento maior de idade conhecdio como “Doge”.

 Já foram presos

"Célio" e "Abraão".

Mael e Fankinha

Gaspar
Ainda está sendo procurado

Doge
CAMOCIM POLÍCIA 24h