quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Deputados assumem amanhã importantes cargos na Assembléia Legislativa



Amanhã (1º) de fevereiro, assume na Assembleia Legislativa do Ceará, a nova Mesa Diretora, o deputado José Albuquerque (Zezinho-PSB) de Massapê (foto) como presidente, comandando a Casa no biênio 2013/2014.
Ao seu lado assume também um lugar de destaque na Mesa Diretora, o camocinense Sérgio de Araújo Lima Aguiar-(PSB), que terá a responsabilidade de administrar a Primeira Secretaria do legislativo estadual.
A posse dos novos membros da Mesa Diretora, deverá contar com as presenças do Governador Cid Gomes, prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, presidente do TCM, Francisco Aguiar, prefeitos municipais, vereadores, imprensa e convidados.

TRE rejeita recursos, derruba liminar e confirma cassação de Carlomano



O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) rejeitou, por unanimidade, os embargos de declaração apresentados pela defesa do deputado estadual Carlomano Marques (PMDB). Assim, foi revogada a liminar que mantinha o parlamentar no mandato. O relator foi o juiz Raimundo Nonato Silva Santos.
O TRE-CE irá oficiar a Assembleia Legislativa para que Carlomano perca o mandato imediatamente. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O motivo da cassação foi reportagem do O POVO, publicada em 21 de setembro de 2010, que mostrava que o então candidato à reeleição na Assembleia era o principal beneficiário de atendimentos médicos feitos pela irmã dele, a médica e vereadora Magaly Marques (PMDB).
As consultas, com direito a atestado médico e encaminhamento para especialistas, eram realizadas dentro do comitê do peemedebista, no bairro Varjota. No atendimento ao então repórter do O POVO André Teixeira, Magaly solicitou dados eleitorais, endereço e telefone ao suposto paciente. Ao final, pediu voto para o irmão.

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM UBAÚNA


A Prefeita Érika Frota Cristino, convida a toda população do Distrito de Ubaúna para participar de uma audiência pública que será realizada na Quadra Esportiva da Escola Pedro Conrado, nesta quinta-feira, 31 de Janeiro a partir das 16:00h, com a presença do Coronel Gilvandro Comandante do 3º Batalhão de Sobral, Na oportunidade serão debatidos problemas sobre a segurança pública do Distrito de Ubaúna.



Portal Ubaúna

LI NO COREAUSIARÁ


ONDE ANDA NOSSA VERGONHA!?

"O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje que recebeu pedido de prefeitos para que os professores de educação básica da rede pública também tenham direto à merenda escolar, a exemplo do que ocorre com os alunos. Ele manifestou apoio ao pedido, que dependeria de aprovação de projeto de lei específico. 'Os prefeitos solicitaram que os professores também fizessem a alimentação com os alunos na merenda escolar. Hoje a lei proíbe. Só é possível se houver uma alteração em lei.(...)."


CAMOCIM - Resultado da gestão de Chico Vaulino cai na mídia cearense. Esta tá no Blog do Macário

Cratera
O buraco deixado por Chico Vaulino, também conhecido como Chico da Lata na Prefeitura de Camocim, só de INSS passa dos R$27 milhões de reais.
Pior
Chico da Lata, um catador que o povo botou na Prefeitura, fez sumir como todas as informações que a Prefeitura deveria ter, desde folha a pessoal. Sumiu tudo. Tudo!!!

LÁ VAI - Eta historinha parecida em,resta saber se os culpados serão punidos ou vai ficar por isso mesmo.

PREFEITAS ELEITAS QUE SUBSTITUÍRAM “FICHAS SUJAS” TÊM REGISTROS CASSADOS


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu os últimos casos de substituição de última hora de candidatos fichas sujas antes das eleições municipais do ano passado no Estado de São Paulo e que ainda estavam pendentes de julgamento, segundo O Valor. A Corte eleitoral negou os registros das candidatas Rosa Luchi Caldeira e Neusa Joanini, que foram as mais votadas nas cidades de Valentim Gentil e Nova Independência, respectivamente. Elas substituíram seus maridos, Liberato Rocha Caldeira e Valdemir Joanini, em 6 de outubro, poucas horas antes das eleições. Caldeira e Joanini tiveram seus registros de candidaturas negados por se enquadrarem nas regras da Lei da Ficha Limpa. Caldeira tem condenação criminal e por improbidade administrativa em segunda instância, incorrendo em duas causas de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. Joanini também foi condenado criminalmente e, quando prefeito, teve suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal, incorrendo também nas regras da legislação.

S.de prima
BALANÇO GERAL DO ANO DE 2012,GESTÃO ANTERIOR TEM ATÉ HOJE PARA ENTREGAR .

O balanço geral do ano de 2012 das contas da prefeitura de Coreaú sob a gestão do ex prefeito Carlos Roner deverá ser entregue  hoje 31 prazo final que o ex gestor tem para entregar a administração atual.

A prefeita Érica aguarda também o resultado de uma  auditoria que será feita a partir de fevereiro, para em seguida fazer uma consulta ao Tribunal de Contas dos Municípios para que seja esclarecida a forma como o município irá proceder para pagar o débito com os servidores deixado pelo ex-prefeito  uma vez que os recursos do FUNDEB são específicos e são direcionados a pagar o Magistério e a Gestão da Educação de cada mês.

LÁ VAI - O blog deixa aqui o espaço para qualquer esclarecimento por parte da administração anterior sobre os débitos deixados na administração passada,principalmente em relação ao magistério.

Nova orientadora da 6ª Crede toma posse na manhã desta quinta-feira (31)

Toma posse na manhã desta quinta-feira (31) a nova coordenadora da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, a professora Fátima Aragão, que respondia pela 5ª Crede, com sede em Tianguá, e que substitui a também professora Valdizia Ribeiro, que assumiu em meados de janeiro a secretaria do Trabalho, Ação Social e Combate a Extrema Pobreza de Sobral.
A solenidade deverá ser das mais prestigiada pelos novos secretários de educação dos 20 municípios que compõem a Coordenadoria., e deverá contar ainda com a presença da secretária de Educação do Estado e primeira dama de Sobral, Izolda Cela, e do coordenador administrativo da Seduc, Idilvan Alencar.

Sobral em revista

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


DONO DO PERFIL NO FACEBOOK 'IRMÃ ZULEIDE' É DETIDO.


Desenho da 'Irmã Zuleide' utilizado no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Iiiii…sujou pra irmã Zuleide, ou melhor, para o DJ Álvaro Oliveira Rodrigues, de 30 anos, responsável pelo famoso da personagem no Facebook. Ele foi detido no último domingo (27), em Santos durante apresentação em uma boate – o DJ assinou um termo circunstanciado e foi liberado em seguida, mas responderá por constrangimento, injúria e difamação.
Simplesmente tudo isso aconteceu após denúncia da professora, que tinha sua imagem usada indevidamente na página. A polícia começou a investigar o DJ porque a foto utilizada no perfil é, na verdade, de uma professora de Campinas, que afirma sofrer vários transtornos com a situação.
Com cerca de 2,1 milhões de seguidores no Facebook, o perfil da Irmã Zuleide, que utiliza um tom cômico para tratar assuntos do cotidiano, é uma febre na internet há quase dois anos.
Pego (a) de surpresa
Ainda em 2011, a professora, que preferiu não se identificar, não conhecia o perfil que utilizava sua foto, até que uma colega da escola mostrou a página para ela. Assim que soube da situação, a vítima mandou algumas fotos para a polícia com o objetivo de remover todo o conteúdo da internet. Segundo a professora, o constrangimento causado pelo perfil fez com que ela virasse motivo de chacota na cidade onde mora.
Após vários meses de investigação, um advogado da vítima descobriu que o dono da página faria um show em uma casa noturna do Centro de Santos. Sabendo disso, a professora seguiu para a Baixada Santista, acompanhada do advogado, e procurou o 1º Distrito Policial da Cidade, que começou a investigar o caso.
Segundo a polícia, quando os policiais entraram na boate, Rodrigues não estava caracterizado como ‘Irmã Zuleide’, mas foi encontrado e detido. O DJ é natural do Rio Grande do Norte e confessou ser o autor do personagem. Em depoimento, ele disse que sua intenção era satirizar uma igreja evangélica e ironizar seus seguidores. Segundo ele, a foto da professora foi achada em uma pesquisa aleatória feita por um buscador.
Com informações do G1

Erika Cristino inicia luta para tirar educação de Coreaú do meio dos piores índices do CE


A prefeita Érika Frota Cristino reuniu na última quinta-feira no Coreaú Social Clube, 280 dos 322 professores da Rede municipal de Educação do Município. Com a presença da secretária de Educação Sâmea Linhares, do Procurador Geral do Município Marden Fontenele e do secretário de Governo Chico Antonio. Érika deu as boas vindas a todos os professores e discorreu o início do ano letivo e sobre o novo modelo de gestão na educação a ser implantado no município a partir deste ano. A Secretária Sâmea Linhares falou sobre a valorização que a atual gestão quer dar ao magistério ao mesmo tempo em que irá cobrar, rigorosamente, resultados com o aprendizado dos alunos no intuito de tirar Coreaú da situação em que se encontra o ensino fundamental.

SAIBA MAIS
Ao final da reunião, o secretário de Governo do Município tratou com os servidores sobre os meses em que o ex-prefeito Carlos Roner deixou sem pagar professores e servidores da educação, além dos demais servidores. Uma cópia do Demonstrativo de Receita do FUNDEB de 2012 foi repassada para cada um dos diretores de escola, que repassarão aos demais colaboradores.
No Demonstrativo merecem destaque os extratos que trazem o quanto foi recebido pelo município, via FUNDEB, no ano de 2012. Foi observado, principalmente, os meses de outubro, novembro e dezembro, meses em que o ex-prefeito, mesmo com recursos em caixa, não pagou o salário dos professores e deixou, ao final do ano, a conta zerada.

Sobral em revista

SAI RESULTADO FINAL DO CONCURSO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), informa a publicação do Edital referente ao resultado final do concurso público para o suprimento de 800 cargos de agente penitenciário do Ceará. O resultado estará publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará nos próximos dias. Ao todo 800 vagas foram ofertadas, sendo 640 foram destinadas a candidatos do sexo masculino e 160 para candidatas do sexo feminino, a candidatos de nível médio completo ou curso profissionalizante de ensino médio (em instituições reconhecidas pelo MEC) com vencimento básico inicial de R$ 1.523,09, acrescido da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer) e adicional noturno, podendo chegar a R$ 2.640,00. Confira o resultado AQUI.

Camocim online

DESCASO: Idoso morre dentro de ambulância em Sobral

 

A morte de um idoso de 68 anos, dentro de uma ambulância na desta segunda-feira, (28), em Sobral, poderá abrir uma série de discussão sobre o atendimento hospitalar na região. A vítima seria um morador da vizinha cidade de Massapê que teria sido transferida em uma ambulância daquela cidade distante 18 quilômetros de Sobral para um dos hospitais da cidade. O primeiro hospital procurado pela família teria sido o Hospital Dr. Estevão que por falta de estrutura resolveu encaminhar o paciente para Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Lá a entrada do paciente também foi negada, e que a família teria sido orientada retornar ao Hospital Dr. estevão. No retorno idoso acabou por falecer dentro da ambulância.
Na semana passada um caso de mal atendimento em um dos hospitais da cidade, teria provocado a morte de outro idoso um morador do bairro Sinhá Saboia. Segundo relatos de testemunhas o homem morreu em sentando em uma cadeira dentro do hospital enquanto aguardava vaga em um dos leitos. O fato não foi confirmado pela direção do hospital.


Para quem acha que corrupção é "normal" e que não devemos fazer nada a respeito

                      http://www.facebook.com/MovimentoContraCorrupcao

PSDB se assusta e acusa Dilma de campanha antecipada

Dirigentes nacionais tucanos foram surpreendidos com a ação radical do PT para neutralizar eventuais desgastes políticos do Governo Dilma e do ex-presidente Lula
Os tucanos correm atrás do prejuízo e tentam frear as ações políticas do PT levadas às ruas para fortalecer a imagem do Governo Dilma e evitar prejuízos à imagem do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Os tucanos se assustaram com a volúpia da estratégia eleitoral do PT.
O PSDB não gostou, viu excessos e anunciou ação judicial para acusar a presidente Dilma Rousseff de campanha eleitoral antecipada. Dilma pode concorrer à reeleição em 2014 e, na semana passada, fez um pronunciamento sobre redução do custo da energia elétrica que, para os opositores, teve nítida conotação política e eleitoral.
Durante o pronunciamento, Dilma criticou quem fez previsões de que não seria possível garantir o corte para consumidores residenciais e industriais, agricultura e serviços. 
O PSDB afirma, na representação junto à Procuradoria Geral da República, que, em vez de cumprir o objetivo de preservar a segurança, a ordem social e divulgar assuntos do interesse da administração pública, o pronunciamento tinha por objetivo a "cristalina promoção da presidente da República", ao contrário do que prevê a legislação sobre o assunto.
A presidente Dilma Rousseff ao visitar o Estado de Sergipe, nesta terça-feira, foi abordada sobre a ação do PSDB, disse que nada tinha cometido de irregular e a procuradoria geral da República entenderá que não houve excesso.

Ceará agora

CONTAGEM REGRESSIVA: MORAES MOREIRA NO BLOCO DOS SUJOS EM SOBRAL


É grande a expectativa para o O Bloco dos Sujos, que este ano terá como atração principal o famoso Cantor Moraes Moreira, O evento acontece sábado, 2 de fevereiro no Boulevard do Arco e receberá uma verdadeira multidão de foliões.

Este ano a Prefeitura de Sobral disponibilizará Postos de Informações Turísticas funcionando no Terminal Rodoviário, das 8h às 17h, e no Boulevard do Arco, das 18h às 20h, e o facebook.com/curtasobral, onde os “curtidores” acessarão informações dos atrativos turísticos da cidade e dicas personalizadas de restaurantes, comércios, além da programação carnavalesca e novidades no Carnaval da Zona Norte do Ceará.

José Lúcio Ribeiro

terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Eunício Oliveira pode ser eleito líder do PMDB nesta quinta-feira

euniciooloi
“A bancada do PMDB no Senado reúne-se na tarde de quinta-feira (31) para indicar o candidato do partido à presidência do Senado e à liderança peemedebista. Segundo o presidente em exercício do partido, senador Valdir Raupp (RO), apenas o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) colocou seu nome para disputar a presidência do Senado. Sobre denúncias que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou contra Renan Calheiros, o senador Raupp disse que são comuns denúncias contra pessoas que exerceram cargos públicos, como é o caso de Renan, que exerceu a presidência de um dos poderes [presidência do Senado].
De acordo com o peemedebista, o que lhe causou estranheza foi o momento escolhido pelo procurador para apresentar as denúncias: ele poderia ter tomado a decisão há três ou quatro anos, mas o “fez na véspera da eleição”. “Isso me causou um pouco de estranheza”, disse. A respeito de um possível constrangimento na indicação de Renan Calheiros para disputar a presidência do Senado, após as denúncias, o presidente em exercício do PMDB afirmou que não há provas concretas contra o senador. “Não há constrangimento. Até o momento não encontramos nenhuma prova de irregularidade nas acusações contra o senador Renan Calheiros”.
Raupp informou que, também na reunião da bancada na quinta-feira, os peemedebistas vão escolher o novo líder do partido, que substituirá Calheiros no cargo. Estão na disputa os senadores Eunício Oliveira (CE) e Romero Jucá (RR). Raupp disse que as lideranças do partido estão trabalhando para que não haja disputa na bancada para a liderança.
As declarações do senador foram dadas após almoço em homenagem ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), oferecido pelo presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-MA). Compareceram diversos senadores do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, a ministra da Cultura, Marta Suplicy e líderes partidários do Senado.
(Agência Brasil)


Prefeita Érika Cristino desmente boato de estar doente

“Meus Amigos, diante de tantas abordagens que me fizeram hoje, venho me utilizar do Facebook do Chico Antônio para esclarecer um assunto relacionado com meu estado de saúde...

Eu, Érika Frota Monte Coelho Cristino, Prefeita de Coreaú, estou mais sadia que nunca. Nunca, nesses meus 35 anos tive nenhuma doença fora catapora quando criança. Segundo minha mãe, fui a pessoa mais sadia que ela conheceu. De forma que, desfazendo alguns comentários, tenho pelo menos mais uns 50 anos de vida, até poque minha família, tanto do lado meu pai, como do lado da minha mãe são longevas. Estou com todo gás e doando toda a minha energia a prefeitura para deixar minha marca na história política de Coreaú nesses próximos 4 anos. Érika Frota Monte Coelho Cristino.”

Fonte: Facebook/Araquémnews


Paredões são vendidos e alugados sem restrição



A cultura dos paredões de som vem se tornando alvo de muitas críticas em vários setores da sociedade. Comercializar os aparelhos é permitido, mas sua utilização em locais públicos recebe restrição, passível de apreensão do equipamento e multa. Somente nos dois primeiros fins de semana de Pré-Carnaval, 25 equipamentos foram levados pela Secretaria Municipal de Urbanização e Meio Ambiente (Seuma). Para reaver os objetos, cada proprietário deve arcar com pagamento que varia entre R$ 850,00 a R$ 1.500,00. 


Nos dois primeiros fins de semana do Pré-Carnaval, 25 paredões de som foram apreendidos pela Secretaria Municipal de Urbanização e Meio Ambiente (Seuma). Para reaver, o custo é de R$ 850,00 a R$ 1.500, 00 
A Lei nº9756, aprovada em fevereiro de 2001 pela Câmara Municipal de Fortaleza, determina a proibição do funcionamento de sons automotivos rebocados, instalados no porta-malas ou em carroceria, com utilização em espaços públicos (praças, praias, vias e logradouros) e privados de livre acesso ao público (estacionamentos e postos de combustíveis).
Mesmo com o rigor da legislação e fiscalização mais rígida, os paredões continuam animando festas em locais públicos e privados. A explicação para a continuidade da utilização do equipamento é simples: a lei não proíbe a fabricação dos paredões. Proíbe, sim, o mau uso do equipamento. E é este ponto que gera polêmica. 
A questão acerca do mau uso destes aparelhos já causou até mortes. No último fim de semana, durante uma festa de Pré-Carnaval, dois jovens perderam suas vidas após discussões e enfrentamento com a Polícia, devido ao som alto de um paredão, no Bairro Ellery, em Fortaleza. 
A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) cancelou as apresentações dos blocos carnavalescos Almeidão Folia e Sai na Marra, previstas para sexta (1º) e sábado (2), no entorno da Praça Dias de Macedo, local onde ocorreu o confronto. 
Longe da polêmica, o mercado continua aquecido. E não sai nada barato adquirir um equipamento. Um paredão mais simples custa R$ 25 mil, de acordo com Fernando Vítor, sócio-proprietário de uma loja especializada em multimídia, que também monta paredões. “Nossa clientela sabe exatamente onde usar o equipamento”, esclarece. 
Para quem não tem dinheiro suficiente para comprar um destes equipamentos, a saída é alugar. “O que é comum”, garante Ramon Sobrinho, sócio de Fernando Vítor. “Nós alugamos para os clientes que já sabem das restrições de uso”, diz. 
Segundo Sobrinho, muitas pessoas procuram alugar os equipamentos, mas a loja faz uma espécie de triagem antes de fechar contrato. Cada aluguel sai em média a R$ 200,00, dependendo da potência do som. 
Em um mercado aquecido, principalmente entre os meses de outubro e fevereiro, a comercialização pode chegar a 30 equipamentos completos, alugados ou vendidos. “Nós não somos marginais. Quando alugamos um paredão, alugamos para uma festa particular, em local privado. Não alugamos nosso equipamento para ser usado em local público”, salienta Vítor. 

Respeito
Para Ramon Sobrinho e Fernando Vítor, é preciso desmistificar uma “visão errada” dos consumidores de som automotivo. Vítor ressalta que existe uma “má interpretação” que difama as pessoas que apreciam esse tipo de equipamento. 
“Há três anos, nós fundamos a União dos Profissionais em Serviços de Som (Uniprosom) para moralizar o mercado. Existem, sim, baderneiros, mas a grande maioria respeita a lei”, completa. A Uniprosom tem, hoje, 12 lojas associadas.
Cada paredão de som é desenhado e arquitetado minuciosamente. Depois, é feito em marcenaria, podendo atingir quatro metros de altura. Muitos equipamentos recebem assinatura própria, com desenhos impressos, vindo de sugestões dos futuros proprietários.

Medidas
As ações de combate à poluição sonora foram intensificadas na Capital, durante o último fim de semana, de forma coordenada, com agentes da Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e Polícia Militar, além dos fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). 
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, foram colocados postos fixos na Praia de Iracema e nas Regionais, visando apreender os equipamentos sonoros acoplados a veículos. Durante o último fim de semana, a Seuma disponibilizou 22 de seus fiscais, segundo informou a própria Secretaria.

Custo
25 mil reais é o preço do paredão de som mais simples. Há também a opção de alugar que sai, em média, a R$ 200,00, dependendo da potência do aparelho

Elieldo TrigueiroEspecial para Cidade
 

119 cidades cearenses estão impedidas de firmar convênios com a União, Coreaú na lista

Pelo menos 119 municípios cearenses estão impedidos de celebrar convênios com o Governo Federal (veja quadro abaixo) por estarem com as contas em situação irregular, de acordo com indicadores do Cadastro Único de Convênios do Tesouro (Cauc). Os dados foram divulgados ontem em relatório da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que aponta pelo menos 3.588 cidades brasileiras na mesma situação. 
O número de municípios com contas irregulares no Brasil representa 64,4% do total de cidades do País. No Ceará, 65,8% dos municípios têm pelo menos um item não comprovado no Cauc. O montante deixa o Estado como o sexto com o maior número de municípios em situação de débito com a União.
Por conta da situação de inadimplência, 119 prefeitos do Ceará ficam impedidos de fazer as chamadas “transferências voluntárias” com o Governo Federal, até que organizem as finanças de seus municípios. Esse tipo de transferência consiste na entrega de recursos correntes ou de capital, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira. Não estão incluídos aí repasses como o do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de determinação constitucional, ou os destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda assim, a CNM trata a situação desses municípios como “bastante preocupante”. “É necessário achar uma maneira de evitar que mais da metade das cidades brasileiras enfrentem estes problemas, pois se temos esse cenário é sinal de que alguma coisa não está bem na Federação brasileira”, diz a confederação em trecho do relatório divulgado ontem. 
Crise financeira
A CNM aponta que a situação torna-se mais delicada porque 4.063 novos gestores que assumiram seus municípios em forte crise financeira estão sendo chamados pelo Governo Federal para que conheçam os programas da União e, assim, possam fazer transferências voluntárias. “O problema é que mais de 60% deles estão impedidos pela legislação de celebrar convênios” por conta das irregularidades nas contas. 
Diante do quadro, a presidente Dilma Rousseff convocou todos os prefeitos de municípios brasileiros para participar de encontro, iniciado ontem em Brasília. De acordo com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), mais de 50% dos prefeitos que assumiram municípios cearenses neste ano embarcaram ontem à capital brasileira para participar do encontro, em busca de solução para a crise.

O Povo

VICE-PREFITO DE URUOCA E PRESIDENTE DA CAMARA ESTÃO FORAGIDOS

O BLOG  tomou conhecimento via mídias sobralenses, que o presidente da câmara dos vereadores de Uruoca, Antônio Eraldo Batista Lima (Eraldo), o ex vereador Elônio Sales Gomes (segundo informações, sogro do atual prefeito) e o atual vice prefeito Evilaques Araújo da Silva (o gago) estão foragidos. 

Segundo as informações dadas no blog sobral 24h, o Ministério Público investigou as denúncias de um vídeo que circulou no YOUTUBE, que denunciava um suposto esquema de corrupção, onde os acima citados são suspeitos de participarem diretamente do esquema.

Confira o vídeo do suposto esquema de corrupção: 




SAAE Sobral lança concurso público. Edital será lançado em fevereiro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral realizará concurso público para o preenchimento de 93 vagas de nível fundamental, médio e superior. Haverá, ainda, a formação de cadastro de reserva. O edital do concurso deve ser lançado em fevereiro.
Há vagas para advogado (1 vaga), assistente social (1 vaga), engenheiro eletricista (1 vaga), engenheiro químico (1 vaga), tecnólogo em saneamento ambiental (1 vaga) e tecnólogo em segurança do trabalho (1 vaga). Já quem tem o curso Técnico em Química pode se candidatar ao cargo de técnico em análise química (1 vaga). Para o nível fundamental, serão ofertadas 50 vagas para assistente de operação e 36 vagas para auxiliar de serviços gerais.
Segundo o Diretor Presidente do SAAE, Silvestre Gomes Coelho Neto, o aumento do número de funcionários efetivos fortalecerá e dará “mais agilidade e mais capacidade de ação” ao órgão. Além disso, para ele, o concurso é uma ação de valorização dos servidores, que melhorará a satisfação, o ambiente interno e a produtividade do SAAE. Saiba mais: 3611.5151.

 Audiência Pública em Ubaúna


A Prefeita Érika Frota Cristino, convida a toda população do Distrito de Ubaúna, para participar de uma audiência pública que será realizada na Quadra Esportiva da Escola Pedro Conrado, nesta quinta-feira, 31 de Janeiro, a partir das 16:00h, com a presença do Coronel Gilvandro, Comandante do 3º BPM. Na oportunidade serão debatidos problemas sobre a segurança pública do Distrito de Ubaúna.

(Foto: Coronel Gilvandro)

DILMA ELEVA PARA R$ 127,6 BILHÕES O REPASSE PARA CIDADES EM 2013


A presidenta Dilma Rousseff presenteou os mais de 5 mil municípios nesta segunda-feira (28) com um aguardado 'pacote de bondades' que incluirá o repasse de R$ 66,8 bilhões para as prefeituras construírem creches e aplicar em obras de saneamento e de pavimentação. O montante, anunciado durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos, em Brasília, irá se somar ao repasse de R$ 60,824 bilhões que as cidades brasileiras receberão em 2013 por meio de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), totalizando R$ 127,624 bilhões.

Em discurso bastante político – no qual utilizou termos como “parceiro comprometido” para definir a investida do governo federal sobre os municípios –, a presidenta prometeu “um novo marco nas relações federativas”. “Serão R$ 66,8 bilhões em recursos novos para suas obras”, disse Dilma. “Tenho certeza de que 2013, o primeiro ano da gestão de vocês, será um ano bom.”

Dilma ainda anunciou a contratação de 1,1 milhão de novas moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida para os anos de 2013 e 2014. A novidade será a liberação de verba para projetos em cidades com menos de 50 mil habitantes. “O Minha Casa avançará bem mais rápido se os prefeitos ajudarem”, cobrou. “Hoje tem obras paradas e precisamos acelerar essas obras”, destacou.

Do iG

REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DÃO INICIO AO PERÍODO LETIVO DE 2013

Após o período de férias e de uma reforma pedagógica nos núcleos gestores das escolas, o rede municipal de ensino de Coreaú deu inicio ao período letivo de 2013. Era grande as expectativas dos alunos para saber quem seriam os professores, os novos colegas de turma e como seria o primeiro dia, foi isso que pude ver nos alunos. Também deu-se inicio ao período letivo da rede estadual de ensino.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


PREFEITA DE CAMOCIM CONVOCA CÂMARA PARA ADEQUAR SALÁRIO DE SERVIDORES


Uma sessão extraordinária será realizada na manhã desta terça-feira (29), na câmara de vereadores de Camocim, com o interesse de apreciar o projeto de lei do executivo, que dispõe sobre o adoção do novo piso nacional dos servidores, em adequação ao novo salário mínimo de R$ 678,00, vigente no país desde o dia 01 de Janeiro de 2013. A convocação foi feita pela Prefeita Monica Aguiar (PSB).
De acordo com sua assessoria, após a aprovação da mensagem, o pagamento dos servidores, referente ao mês de janeiro, deverá ser feito inicialmente para os funcionários da educação, na sexta-feira (01). O Restante dos servidores deverá receber até o quinto dia útil do mesmo mês. Em relação ao mês de dezembro de 2012, fomos informados que a prefeita estaria aguardando a entrega do balanço contábil final da gestão anterior, que deverá ser repassado à prefeita, por lei, até o dia 31 de Janeiro. Somente após ter acesso ao balanço, ela deverá se posicionar sobre o assunto.

Camocim online

Prefeitos do CE vão ao DF e esperam dinheiro da União

Uma das primeiras medidas que anteciparam o encontro em Brasília é a renegociação de débitos com a Previdência Social
Os prefeitos do Ceará desembarcam, nesta segunda-feira (28), em Brasília, para ouvir a presidente Dilma Rousseff sobre os novos rumos administrativos dos Municípios e, ao mesmo tempo, cheios de expectativa para receberem boas notícias sobre a liberação de dinheiro do Governo Federal.
O encontro da presidente da República e ministros do Governo Federal com os prefeitos acontece a partir desta segunda e se estende até quarta-feira (30). Os prefeitos que começam os novos mandatos reclamam dos cofres vazios, de dívidas herdadas dos antecessores e as confiscações de receitas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As queixas serão menores com o anúncio de projetos e parcerias que o Governo Dilma quer realizar com os municípios, ampliando, principalmente, programas na área social. Uma das primeiras medidas que anteciparam o encontro em Brasília é a renegociação de débitos com a Previdência Social. Agora, os novos prefeitos poderão pagar as dívidas com o INSS em 240 meses.
Ceará agora

Relatos de testemunhas de tragédia no RS realçam perguntas a responder

Sobreviventes relatam pânico vivido em boate que pegou fogo no domingo. 
entenda_tragedia_boate_rs_620 (Foto: Editoria de Arte / G1)

O incêndio que atingiu a Boate Kiss, na madrugada deste domingo (27), resultou na morte de mais de 230 pessoas em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul.

Ao longo do dia, G1, GloboNews, TV Globo e RBS ouviram dezenas de relatos dos sobreviventes.

Leia a seguir uma reconstituição de momentos-chave da tragédia – hora do show, início do incêndio, tumulto dentro do prédio com apenas uma saída e resgate das vítimas – e saiba que perguntas ainda precisam ser respondidas pelas autoridades.

O Show

A festa "Agromerados": Foi organizada por alunos dos cursos de agronomia, pedagogia, zootecnia, medicina veterinária, técnico em agronegócio e técnico em alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com ingressos a R$ 15 e classificação etária de 18 anos, teve grande divulgação e venda de entrada antecipada.

Atrações: No evento estavam programadas as apresentações das bandas Pimenta e seus Comparsas e Gurizada Fandangueira, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.

Início: O público começou a chegar perto da meia-noite. Por volta da 1h, o grupo Pimenta e seus Comparsas subiu ao palco, de acordo com o líder da banda, Valderson Wottrich. A apresentação durou pouco mais de uma hora, terminando perto das 2h10. Em seguida, a Gurizada Fandangueira, que é de Santa Maria e se apresentava na boate pelo menos uma vez por mês, começou a tocar.

PERGUNTA A RESPONDER: A boate tinha os alvarás necessários para funcionar?

Por meio dos seus advogados, a direção da Boate Kiss classificou o ocorrido como uma "fatalidade" e disse que está em "situação regular, contando com todos os equipamentos previsíveis e necessários para o sistema de proteção e combate contra o incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, adequado às necessidades da casa e de seus freqüentadores".

Na manhã seguinte à tragédia, no entanto, o comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuch, disse que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado. "Está vencido desde agosto. O alvará é necessário para o funcionamento da casa na sua normalidade", disse ao G1, destacando que o documento serve para atestar as condições de prevenção e combate a incêndios.

De acordo com o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha, as condições de prevenção contra incêndio da casa serão apuradas. "Recebemos alguns relatos de que os seguranças teriam barrado as pessoas até que elas pagassem a conta [...] Também estamos apurando o que provocou o incêndio e as condições de prevenção da casa."

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, disse à GloboNews que os documentos estariam regulares, conforme atestado pelos bombeiros. Ele afirmou, no entanto, que é preciso investigar as autorizações.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse que o proprietário da casa deve se pronunciar oficialmente e apresentar todos os documentos. "Falar agora em culpa de alguém é uma falta de respeito ao trabalho que vem sendo feito. O faremos de maneira responsável. Hoje já vai ser ouvido o dono da boate. Ele terá que apresentar todos os documentos."

O Início do Incêndio

Origem do fogo: Durante a música "Amor de chocolate", do cantor Naldo, a banda utilizou dispositivos pirotécnicos como efeito visual. De acordo com baterista Eliel de Lima, a equipe técnica do grupo é responsável por controlar o espetáculo, comum nos shows e que "nunca deu problema".

O guitarrista do grupo, Rodrigo Martins, disse que o efeito especial durava quatro minutos, com faíscas do equipamento chamado "sputnik" sendo lançadas para cima. Ele afirmou que somente no início da música seguinte o incêndio foi percebido e defendeu que o fogo tenha começado devido a um curto-circuito nos fios do telhado da boate.

Segundo o estudante Murilo Tiecher e a fotógrafa Fernanda Bona, no entanto, o vocalista da banda teria acendido uma espécie de sinalizador. As faíscas teriam atingido o teto da boate e dado início ao fogo, que se alastrou rapidamente devido ao material usado para o isolamento acústico.

Pedido de socorro: De acordo com o major Cléberson Bastianello, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 2h30, pouco depois do início do incêndio.

Problema com o extintor: Segundo Rodrigo Moura, um dos vigilantes que trabalhavam na madrugada da tragédia, alguns seguranças tentaram apagar as chamas no teto da boate com extintores, mas o fogo tomou conta do local rapidamente, matando inclusive alguns de seus colegas.

Segundo o guitarrista do grupo Gurizada Fandangueira, Rodrigo Martins, um segurança e o próprio vocalista tentaram operar o equipamento, que não funcionou. "O segurança tentou usar o extintor, mas não funcionou. Ficamos desesperados. O cantor também tentou e não saía nada", disse em entrevista à Rádio Gaúcha.

O baterista Eliel de Lima relatou o mesmo problema. "Um segurança chegou com um extintor de incêndio, tentou apagar o fogo, mas o extintor não funcionou." O estudante Murilo Tiecher disse que não sabia se o extintor não havia funcionado ou se os seguranças não souberam manuseá-lo de maneira adequada.

PERGUNTA A RESPONDER: Quantas pessoas estavam no local na hora do fogo?

O número de total de pessoas que estavam no interior da boate Kiss no momento em que o incêndio começou ainda é desconhecido. Segundo informações da própria casa noturna, a capacidade máxima é para mil clientes.

De acordo com o delegado Sandro Meinerz, que é responsável pela perícia, informações coletadas pelas equipes de investigação dão conta de que o público na hora da tragédia era de aproximadamente mil pessoas. O Corpo de Bombeiros, no entanto, estima que o número era maior, perto de 1,5 mil.

O Tumulto Dentro da Boate

Pânico e correria: Assim que perceberam o início do incêndio, centenas de pessoas ficaram desesperadas e começaram a correr em busca de uma saída para a rua.

Luciene Louzeiro disse que muita gente morreu pisoteada porque as pessoas caíam. As mulheres também estavam de salto, o que dificultou ainda mais a saída.

"Lembro que me prensaram contra a parede, e havia umas gradezinhas na saída que, com a força do pessoal empurrando, quebrou. Aí mandaram a gente passar por baixo, só que não consegui, estava com medo de passar e acabarem me pisoteando. Aí alguém me derrubou, eu caí e caiu um guri junto. Consegui me agarrar nele, segurei o colarinho da blusa e saí", contou.

Porta bloqueada: Murilo de Toledo Tiecher, de 26 anos, estudante de medicina, relatou que, inicialmente, seguranças da boate tentaram impedir a saída dos clientes, mas que logo perceberam a fumaça e liberaram a passagem.

Jonathas Castilhos também disse que os seguranças bloquearam a porta da boate, o que teria atrapalhado a evacuação. "Dei sorte, estava perto da saída quando vi que começou o incêndio. Mesmo assim, os seguranças trancaram porque queriam as comandas. Eles abriram, mas ficou mais ou menos um minuto e meio trancado", relatou o sobrevivente.

Shelen Rossi, de 19 anos, disse que logo após o fogo começar, as pessoas correram para perto da porta de saída, que foi trancada pelos seguranças. "Eu estava espremida na parede e só consegui escapar porque me puxaram. Fui engatinhando até a saída, com pessoas passando por cima."

Luciene também disse que alguns seguranças barraram as pessoas que tentavam sair sem pagar a comanda. "Acho um absurdo as pessoas morrendo e eles pensando no dinheiro. Foi um filme de terror, horrível ver aquelas pessoas caindo e morrendo."

Grade atrapalhando: Testemunhas disseram que a saída da boate foi dificultada por uma grade colocada perto da porta para organizar a fila de entrada. "Tinha só uma saída e começou a afunilar por causa da grade que eles põem para organizar a fila de entrada. Teve empurra-empurra, todo mundo se espremendo, eu tive que pular a grade para poder me desvencilhar", disse Tiecher.

Segundo ele, as pessoas derrubaram grade e porta, o que fez muita gente cair no chão e acabar pisoteada, uns tropeçando em cima dos outros. Ele disse ainda que somente após cerca de dois minutos, quando a fumaça já estava saindo pela porta, os seguranças teriam passado a ajudar as pessoas a saírem do local.

Em entrevista ao Domingão do Faustão, uma jovem chamada Andiara relatou que essa espécie de "biombo" trancava a porta de entrada, que teria no máximo dois metros de largura e que possibilitava a passagem de apenas duas pessoas por vez.

Fumaça

Kellen Rebello da Silva disse que, ao sair da boate, olhou para trás e viu sair fumaça branca. Em segundos, a fumaça ficou preta. "Foi questão de 2 minutos no máximo, foi muito rápido."

Ela contou que as pessoas que estavam no banheiro e em um ambiente superior – de onde não dava para enxergar o palco – só perceberam quando já havia fumaça e viram a correria. "Ouvi pessoas dizendo que todo mundo estava se direcionando ao banheiro porque achava que lá era a saída, já que não dava para enxergar."

"Todo mundo saindo preto de fumaça, aquele monte de gente no chão, sangue. No começo, nem eu achava que ia ser tão grave, achava que eles iam conseguir apagar", disse outro presente à festa.

PERGUNTA A RESPONDER: Por que a maioria das vítimas morreu no banheiro?

O capitão da Brigada Militar Edi Paulo Garcia disse que a maioria das vítimas tentou escapar pelo banheiro do estabelecimento e acabou morrendo. "A cena é triste de ver. São muitos jovens lá, o espaço era muito pequeno [...] Tirei mais de 180 pessoas dos banheiros. Eles estavam tentando fugir pelos banheiros", disse.

Segundo o estudante de medicina Murilo de Toledo Tiecher, muitas pessoas foram para a porta dos banheiros achando que era a saída da boate e acabaram ficando presas ali. Um dos motivos seria porque as vítimas estavam desorientadas por causa da fumaça.

Outras testemunhas também disseram que o ambiente era bastante escuro e que a falta de sinalização fez com que eles pensassem que ali era uma saída. "Havia um monte de gente, uns por cima dos outros. Teve gente que entrou no banheiro achando que fosse a porta e não conseguiu mais sair. Desmaiaram, morreram no banheiro", disse o estudante Murilo de Toledo.

O analista de sistemas Max Müller, de 33 anos, ouviu relatos de que frequentadores da boate morreram porque não sabiam qual era o caminho certo que levava até a saída. "Foi o pior de tudo. As pessoas tentavam sair da boate e na verdade estavam indo parar no banheiro. Pensavam que era saída. O fogo se alastrou de uma forma tão rápida que a boate ficou tomada por fumaça e muitos morreram asfixiados."

O Resgate das Vítima

Bombeiros chegam rápido: Várias testemunhas afirmaram que o Corpo de Bombeiros chegou ao local da tragédia rapidamente, entre três e cinco minutos depois do chamado. "Teve atendimento muito rápido. Chegou ambulância, chegou polícia. O pessoal quis ajudar quebrando [as paredes da casa] para ver se tinha mais saídas para o pessoal que estava lá dentro", disse Aline Santos Silva, de 29 anos.

Sobreviventes ajudam no resgate: Muitas pessoas que conseguiram sair da boate ainda ajudaram a socorrer as vítimas. "A gente puxava as pessoas pelo cabelo, pela roupa, muita gente saía só de calcinha e cueca, muitas sem camiseta, talvez para se proteger da fumaça", disse Murilo de Toledo Tiecher.

"Todo mundo que estava ali fora voltou e começou a puxar quem estava dentro e puxava por onde dava, pela mão, pela cabeça", completou.

Jonathas Castilhos ajudou a socorrer amigos e desconhecidos. "Do lado de fora, comecei a reunir pessoas, pude ajudar a levar para hospitais."

O estudante Rafael Urbaneto Peres disse que passou perto do local da tragédia por volta das 3h10 e viu uma fumaça densa e grande movimentação de ambulâncias. "Fui abordado por um cidadão de camiseta e par de tênis gritando, chorando, aos prantos, e ele dizia que a Kiss havia pegado fogo e havia pessoas mortas. Vi pessoas nas proximidades sendo carregadas com dificuldade de respirar."

Fonte: G1