sexta-feira, 25 de outubro de 2013

GRANJA SEDIARÁ ZONAL DA I COPA VERDES MARES DE FUTSAL


A primeira edição da Copa TV Verdes Mares de Futsal já tem data de abertura e dois dos quatro grupos dos zonais da competição já montados. As definições aconteceram durante o congresso técnico do evento, que foi realizado, ontem, pela manhã, na sede da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS), entidade responsável pela organização do certame, que conta com aval e apoio da TV Verdes Mares. O início da competição será no dia 21 de novembro, com jogos pelo zonal do Grupo D, que reúne as seleções de Acaraú, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante e Crateús. Essa disputa irá até o dia 23, um sábado, às 8h, quando então será conhecido o campeão desse zonal, com a partida sendo transmitida, ao vivo, pela TV Verdes Mares. 
O Grupo B deve ter como sede a cidade de Granja, que receberá as seleções de Camocim, Tianguá e Martinópole.  Confira AQUI reportagem em vídeo sobre o evento. 

SINAL DA TV CIDADE ESTAR DE VOLTA EM COREAÚ


 A Prefeitura de Coreaú em parceria com a TV Cidade de Fortaleza, conseguiram trazer de volta o sinal e a torre de transmissão para o município de Coreaú. Parceria essa que contou com a doação de uma torre por parte do GRUPO CIDADE DE COMUNICAÇÃO para o município  de Coreaú, todos lembram que em fevereiro devido a uma chuva com vento a torre de retransmissão de sinal de TV de Coreaú Caiu e consequentemente toda população ficou sem o sinal aberto das TVs  no município.

  O sinal da TV Cidade estar de volta e já foi feito contato com os outros grupos de comunicação como: TV DIÁRIO, TV JANGADEIRO  e TV VERDES MARES, para que as mesmas possam vim a instalar novamente seus transmissores a fim de que a população possa ter mais opções de sinal.

        Lembrando que o canal continua na mesma frequência no Canal 15.




EUNÍCIO DEFENDE CONVENÇÃO DO PMDB EM MARÇO PARA PRESSIONAR APOIO DE DILMA

O PMDB deflagrou a primeira ameaça efetiva ao apoio à reeleição de Dilma. Insatisfeitos com a morosidade petista em definir os palanques estaduais de 2014, seis estados começaram a pressionar o partido para realizar, já em março, uma pré-convenção nacional para fechar posicionamento em relação à união com o PT.
Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul puxam o “bloco dos descontentes” e não devem ser ignorados, uma vez que esses diretórios têm votos suficientes para impedir a aliança formal com o PT, se assim desejarem.
Apesar de o Ceará compor esse grupo, o líder do partido no estado e no Senado, Eunício Oliveira, pondera que sua vontade e sua aposta é pelo entendimento.
“Acho que vai ter um entendimento em relação à pré-convenção. Não é nada contra a Dilma, mas vamos antecipar porque precisamos ajustar os estados”, afirma o cearense, que espera que o PT apresente uma solução capaz de por em consenso os interesses do PT, do PMDB e do PROS, de Cid Gomes.
Com a convenção extraordinária, além de pressionarem o PT por uma decisão, caso haja rompimento, os peemedebistas ganhariam dois meses para costurar outras alianças. De acordo com a legislação eleitoral, as convenções oficiais dos partidos devem ser realizadas em junho do ano da eleição.
(Com informações do jornal O Globo)

TERRA VOLTA A TREMER E ASSUSTA MORADORES DA REGIÃO NORTE

A terra voltou a tremer na madrugada desta quinta-feira (24) na região Norte do Ceará. O abalo sísmico chegou a registrar 2.5 na escala Ritcher.
O fenômeno foi observado com maior intensidade no distrito de Jordão, em Sobral, além de localidades do município de Alcântara e Meruoca.
Membros da Defesa Civil de Sobral realizam levantamento neste momento para saber os dados causados pelo tremor.

Informações Ceará News

EM CAMOCIM, FTA MOTOS TIRA MAIS UM LADRÃO DE CELULAR DE CIRCULAÇÃO.


O número de assaltos a pessoas portando celular tem aumentado não só em Camocim, mais em todo o Estado. As vítimas desse tipo de assalto são geralmente os jovens. Ao andarem usando o celular de forma desatenta, os marginais se aproveitam e praticam o crime. Outro motivo para o aumento dessas estatísticas, é que celulares são aceitos facilmente como moeda de troca por drogas nas bocas de fumos.
Desta vez, um jovem de 18 anos identificado como Antonio Airton dos Reis Silva foi preso por volta das 10h00 da noite de quinta-feira (24) após assaltar um celular de um estudante na Rua Dr. Raimundo Veras, nas proximidades da Escola Natália.

O estudante que tem apenas 14 anos vinha da escola quando dois indivíduos o abordaram e sob a mira de uma faca tomaram o seu aparelho. Após o ocorrido, o garoto conseguiu ligar para a PM e fez a denúncia. Os policiais da FTA Motos foram ao local e após pegar todas as características dos acusados "caíram em campo" à procura dos elementos. 
Passados alguns minutos, os policiais conseguiram capturar "Airton", um dos elementos que praticaram o assalto. Ele foi levado para a DPC e foi reconhecido pela vítima. Quanto ao outro indivíduo, os policiais passaram todas as características para os policiais civis da DPC de Camocim, os quais ficarão responsáveis pelas investigações.
Airton foi autuado em flagrante por crime de roubo (artigo 157 do CPB) e já se encontra recolhido à cadeia pública local.

Efetuaram a prisão: Sds Cleuton, Guilherme e Gouveia.

Camocim Polícia 24h 

Nora do ex Prefeito de Camocim teria autorizado ultrasson de próstata transretal para mulheres


Mais e mais indícios de fraudes contra o município de Camocim estão surgindo após a devassa realizada nos relatórios referentes ao período de governo do Ex-Prefeito Chico Vaulino, entre 2005 e 2012. Várias ações já foram protocoladas na justiça contra ele próprio e sua nora, a Ex-Secretária de Saúde do Município, Iracema Gonçalves, acusando a dupla de ato de improbidade com pedido imediato de devolução de recursos aos cofres públicos. Ontem noticiamos (AQUI) a realização de exames de ultrassom endovaginais em homens, o que configura, em tese, a prática de fraude contra o sistema de saúde do município, já que esse tipo de exame só pode ser realizado em mulheres. 
Mas a coisa não para por aí. De acordo com a documentação, a qual tivemos acesso com exclusividade, e que está em posse da justiça, durante a gestão da nora de Chico Vaulino, foram realizados exames de ultrassom de próstata, via transretal em várias, pasmem, mulheres.  
Tal exame, feito obviamente somente em homens, no caso de verificação da próstata, consiste na introdução  de um transdutor pelo ânus, permitindo assim a melhor visibilidade da região a ser analisada. "A situação deixada pela Ex-Secretária de Saúde é tão absurda, que chega a ser difícil de acreditar que alguém tenha feito isso em sã consciência. O pior é que as provas que temos em mãos, falam disso e muito mais", disse ao blog, Zenilson Coelho, Procurador Judicial do Município. Detalhe: A nora de Chico Vaulino é enfermeira.

Fonte: Camocim Online

terça-feira, 22 de outubro de 2013

APÓS 2 MESES SEM PAGAR VEREADORES, PREFEITURA DE CHAVAL COMPLETA 3 SEM PAGAR SERVIDORES


Denúncias oriundas de Chaval falam sobre a repetição da já tradicional marca registrada do jeito "Pacheco" de administrar. Seguindo a tradição do pai, e agora da tia, o Prefeito Pacheco Neto teria completado 3 meses sem pagar os servidores do município. Com uma cabeça cheia de novas ideias, talvez a intenção do jovem esteja pensando em ousar, batendo assim o recorde de seus antecessores, ou seja, chegar, quem sabe, ao quinto, sexto, ou até o sétimo mês sem pagar quem trabalha. 
Os chavalenses, que já têm o "couro grosso" quanto a isso, de tão conformados, quando são perguntados sobre o tempo de atraso, respondem dessa forma: "- Tá só com 3 meses".  Para se ter uma ideia do jeito "Pacheco" de administrar, recentemente os vereadores amargaram 2 meses de salários atrasados. 

 Tadeu Nogueira 

GRENDENE RECEBERÁ TROFÉU CLASSE A

Comemorando neste ano de 2013, 20 anos de instalação em Sobral, a Grendene com suas oito unidades (Fábrica 8) será agraciada com Troféu Classe A, no próximo mês de dezembro. O Troféu que é idealizado pelo comunicador Edval Filho (Rádio Regional) reconhecerá a empresa que já faz parte da história de evolução da maior cidade da Zona Norte do Estado.

ZEZINHO ARTICULA PROS, MAS EVITA SE APRESENTAR COMO CANDIDATO DE CID

O presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado José Albuquerque, comandou ontem (21) a primeira reunião oficial da direção do PROS (Partido Republicano da Ordem Social), que discutiu os primeiros contornos da sucessão estadual, as estratégias da sigla para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff e a instalação das comissões provisórias do partido no Estado.
“Vamos formar as comissões até o dia 25 deste mês. Nos próximos dias, o PROS estará formado em todo o estado do Ceará”, assegurou Zezinho. Apesar da pauta difusa do encontro, apenas um assunto interessava a imprensa acampada às portas da sede da legenda: a “confissão indesejada” ou “ato falho” do governador Cid Gomes em Sobral, no último sábado (19), ao confirmar o nome do deputado como “provável candidato ao Governo”, em 2014. “Já disse que sobre eleição só falo em abril ou maio do próximo ano”, esquivou-se Zezinho.
Mas, diante da insistência da reportagem do jornal Aqui CE, o parlamentar aumentou o tom e disparou: “O governador Cid decidiu que sucessão é pauta para abril ou maio. Antes disso, nós temos um problema sério e urgente, que é a seca no Ceará. É sobre isso que eu, particularmente, estou despejando toda minha atenção”, encerrou.

Fonte: Aqui CE.

PGE vai cobrar multas de acusados de improbidade administrativa


Um acordo está sendo fechado entre o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas dos Municípios e a Procuradoria Geral do Estado com objetivo de acelerar cobranças de multas aplicadas contra gestores municipais pegos em atos de improbidade administrativa.
Segundo o promotor de justiça Ricardo Rocha(foto), da Procuradoria dos Crimes Conta a Administração Pública (Procap), foi detectado que os ex-prefeitos e gestores de contas flagrados em irregularidades e apenados com multas acabam protelando o pagamento.
A solução é a PGE cobrar das Prefeituras, pois tem acesso ao bolo financeiro estadual e também conta com aparato jurídico para operar esse tipo de procedimento.
Dentro desse acordo, haverá percentual sobre cobrança de multa para cada ente envolvido. Esse detalhe, no entanto, ainda passa por novas reuniões.

Fonte: Coluna Vertical, do O Povo

26 DISTRITOS CEARENSES APRESENTAM CONDIÇÕES DE VIRAR MUNICÍPIOS

Levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indicou 26 distritos cearenses com condição de se tornarem municípios. O estudo serviu de base para parecer do projeto de lei aprovado na Câmara e no Senado, e que agora segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.
Nos critérios estabelecidos para o Nordeste, os distritos precisam ter população de pelo menos 8.500 habitantes para virar município. O Ceará é o terceiro estado que pode ganhar mais municípios, atrás do Maranhão (32) e da Bahia (28). O Brasil pode ter 185 novos municípios. Ao todo, eram 500 os distritos que requisitavam emancipação.
A lei afetará cerca de 1,8 milhão de pessoas, que segundo o presidente da UBDCNM, Augusto César Serejo, “vivem em distritos abandonados”.
Cidade / Distrito que pode virar município:

Acaraú – Juritianha
Acopiara – Santa Felícia
Aquiraz – Camará e Iguape
Beberibe – Parajuru
Cascavel – Guanacés
Caucaia – Icaraí e Jurema
Crateús – Montenebo
Crato – Ponta da Serra
Granja – Timonha/Adrianópolis
Icó – Lima Campos
Iguatu – José de Alencar
Itapipoca – Cruxati
Itarema – Almofala
Jucás – São Pedro do Norte
Jaguaribe – Nova Floresta/Feiticeiro
Maracanaú – Pajuçara
Maranguape – Amanari e Itabebussu
Mauriti – Palestina do Cariri
Missão Velha – Jamacuru
Morada Nova – São João do Aruaru
Pedra Branca – Mineirolândia
Redenção – Antônio Diogo e Aranaú
Russas – Flores
Santa Quitéria – Lisieux/Macaraú
Tamboril – Sucesso
Tauá – Santa Teresa

Fonte: tribuna do ceará

AULÃO ENEM NA ESCOLA FLORA DE QUEIROZ TELES

Dia 19 de outubro foi muito proveitoso para os nossos alunos, pois a escola promoveu um aulão show com os alunos inscritos no ENEM. Dentre os professores de nossa escola que contribuíram para este dia animado, contamos com a Professora Selma que iniciou o dia com uma dinâmica de alongamento e com muita música; Professor Romildo com sua Física cantada com violão, professor Ivo e Zé Mário com História e Geografia; Professora Rosilmar  e Professor João Neto com Redação e Língua Portuguesa; Professor Ednato com Química; Professor Osmani e o Tutor João Marcelino com Matemática; a Professora Leuda com sua contribuição em Biologia e também o acadêmico em  História e ex-aluno da Escola DANIEL TABOSA.  Durante a troca de Professores houve sorteio de brindes e muitos livros e apostilas doados pelos professores. Contamos com a presença de mais de 100 alunos que permaneceram até o final. O aulão que estava previsto para terminar as 12:00 h se alongou até as 13:30 h. A Escola parabeniza nossos professores pelo excelente trabalho realizado e os alunos pelo comparecimento.
 





Daniel, Fátima, Leuda, Osmani, João Neto, Ivo, Ednato,
Romildo, Raimundo, e o tutor de Matemática João Marcelino

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

É HOJE EM CAMOCIM - CAMAROTES ESGOTADOS! CAMOFOLIA VOLTA COM TUDO NESTE FINAL DE SEMANA


Com camarotes esgotados, o Camofolia promete voltar em grande estilo ao calendário de eventos de Camocim. O Camofolia será realizado nos dias 18 e 19 de Outubro, e terá as seguintes atrações: Chicabana, Luís Marcelo & Gabriel, Xé Pop, Léo Santana & Parangolé, e Banda Afoxé. A Arena Camofolia já está sendo montada na Praça de Eventos do Odus, onde as bandas animarão o público no Trio Concremassa, da Bahia.  
Os abadás, blusas vip, estão sendo vendidos nos seguintes locais: Sede da Micareta, Farmácia Santa Clara, Farmácia São Paulo, Camocim Celular, Lojas Oficel e comissários. Informações pelo Tel: (85) 9659-5952. E nos dias 18 e 19 de Outubro, o "esquenta", a partir das 13:00h, com a Banda Levaxé, será no Restaurante El Mirador. O Camofolia é uma realização da M.A Produções e Manga Produções.  Lembrando que a Arena Camofolia terá Wi-Fi Gratuita através da Rede Camocim Online - Web Dados. 
Entenda o roteiro: Sexta - Léo Santana & Parangolé abrirão a Micareta em cima do Trio, saindo da frente do Restaurante O Euclides (previsão 22h), seguindo até a Praça do Odus, onde estará montada a estrutura da Arena Camofolia. Enquanto o trio não chega na praça, Banda Afoxé e DJ's farão a festa para os foliões nos camarotes. Após o show da Banda Parangolé no trio, será a vez da Pisadinha do Xé Pop iniciar seu show na Arena Camofolia.

Sábado - Chicabana abrirá o sábado da Micareta em cima do Trio (previsão 22h), saindo da frente do Restaurante O Euclides, seguindo até a Praça do Odus, onde estará montada a estrutura da Arena Camofolia. Enquanto o trio não chega na praça, Banda Afoxé e DJ's farão a festa para os foliões nos camarotes. Após o show de Kiko Chicabana no trio, será a vez de Luis Marcelo & Gabriel iniciarem o show na Arena Camofolia. 

BAIXA POLÍTICA NO GRUPO DO EX-PREFEITO DE FORQUILHA

Na entrada e saída de partidos na data limite para filiações, o ex-prefeito de Forquilha, Edmundo Rodrigues (PTB) sofreu uma grande baixa com a perca de dois vereadores eleitos por sua sigla. Os vereadores Roque Filho e Gerson Freire se filiaram ao Partido Solidariedade, que no Estado é comandado pelo Genecias Noronha - deputado federal aliada do atual prefeito Gerlásio Loiola (PT). Antes mesmo de completar um ano de administração, o prefeito Gerlásio (PT) com tranquilidade e sem truculência já tem a maioria da Câmara - iniciou com quatro agora tem seis dos onze vereadores - podendo esse quadro ser ampliado nos próximos meses.

GREVE DOS SERVIDORES DO DETRAN-CE AFETA VÁRIOS SERVIÇOS NA DIVISÃO

No primeiro dia de greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), serviços como prova de direção, perícia e fiscalização ficaram parados. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito (Sindetran-CE), 30% dos funcionários são servidores públicos e estão paralisados, o restante é composto por terceirizados que continuam trabalhando. No entanto, os mais de 500 servidores parados são os responsáveis pelo pleno funcionamento dos setores paralisados.
  A área de provas de direção para habilitação, por exemplo, realiza uma média de 340 exames por dia. Esse serviço está diretamente afetado pela greve. Em algumas autoescolas de Fortaleza, o primeiro dia de paralisação foi marcado pela desinformação sobre como ficarão as provas de direção. Já as vistorias, segundo a assessoria do Detran-CE, só estavam sendo realizadas nos postos da Santos Dumont, Conjunto Ceará e José Bastos. Os serviços relacionados à habilitação, como renovação, estavam ocorrendo na sede do órgão e nos postos do Cocó e São Gerardo.
Para os condutores que tiveram os veículos rebocados pela operação Tolerância Zero, que tem foco no estacionamento irregular, também não foi possível retirar os carros no início da manhã de ontem. No entanto, no fim da manhã, um grupo de funcionários chegou e passou a realizar a liberação dos veículos, conforme a assessoria. 
O movimento de greve tem como principal ponto de reivindicação a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Segundo o Sindetran-CE, a pauta está em discussão com o Governo desde 2008, sem avanços. De acordo com a presidente do sindicato, Eliene Uchoa, uma proposta foi apresentada em reunião na última quarta, mas não foi aceita pela assembleia dos servidores de ontem, realizada pouco antes do início oficial da greve. Segundo Eliene, a proposta apresentada não tinha impacto financeiro e só beneficiava novos servidores. Além do PCCS, também é reivindicado um concurso para servidores. 

Serviço

Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE)
Telefone: 0800 275 6768 
Ouvidoria: 3101 5819
Mais informações: portal.detran.ce.gov.br
 
O Povo Online 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Câmara dos vereadores de Coreaú comemora volta de Sabino Cristino



Foi realizada nesta terça-feira (16) em virtude do feriado do dia 12/10, mais uma sessão da câmara de vereadores de Coreaú e esta em caráter extraordinária. A sessão foi bem movimentada com apresentações de requerimentos de vários vereadores e muitos aspectos da cidade foram debatidos na plenária, mais a maior alegria de todos, foi a volta do vereador Sabino Cristino a casa, os vereadores celebraram a sua volta e o desejaram uma ótima recuperação. Em palavras na sessão, sua mãe Dona Marlene e vice-prefeita da cidade, agradeceu a todos os vereadores e ao povo de Coreaú que rezarem, telefonaram e enviaram mensagens de superação e força, e que os médicos disseram que ele (Sabino) tinha escapado de um guerra, e que o milagre tinha acontecido. 

Os vereadores Osvaldo Araújo e Erasmo Albuquerque fizeram um menção pela morte do Machadinho tradicional comerciante da cidade. 

Fonte: RM no Foco

Datafolha e Vox: Diferença é grande, mas Marina é a candidata


vitoria
A pesquisa Vox Populi divulgada na terça-feira(15), é claro, não teve a mesma repercussão que alcançou o Datafolha de domingo.
Não é tão boa para a “onda Marina 2″ que a mídia vai levantar nas próximas semanas.
Mas é, sem dúvida, mais coerente com os resultados anteriores, como o do Ibope da última semana de setembro – Dilma, 38%; Marina, 16%, Aécio, 11% e Eduardo Campos, 4% – quanto com a roda anterior do próprio Vox, realizada no início do mesmo mês, que marcou os mesmo 38% para Dilma e apontou Marina Silva com 19%, Aécio com 13%, e Eduardo Campos com 4%.
No cenário ortodoxo, isto é, aquele em que os candidatos são aqueles que correspondem à tendência natural dos partidos, sem a interferência de fatores externos, e o votos de Marina se distribuem entre eles, Aécio e Eduardo Campos ganham, cada um,  seis dos 19 pontos de Marina, enquanto Dilma fica com cinco. Ou outros dois vão para nulos ou indecisos, que passam de 26 para 27%. Um ponto se perde nos arredondamentos de fração.
O mesmo movimento se repete no cenário onde Serra toma o lugar de Aécio, variando apenas dentro da margem de erro.
Em ambos, a vitória de Dilma se daria no primeiro turno, por ter índice maior do que a soma dos adversários.
O quadro só tem mesmo algumas pequenas mudanças nos cenários onde a candidatura Marina Silva é mantida, porque há uma expressiva redução no número dos que dizem que vão anular o voto e, em grau menor, dos que dizem estar indecisos.
Isso acontece tanto quando se oferece o nome de Aécio Neves quanto o de José Serra, aparentemente indicando que, nos cenários onde ela não aparece como candidato, parcela de seus simpatizantes migrou para os votos nulos, o que é compatível com o discurso marinista de desencanto político.
É evidente que o impacto da decisão inesperada de Marina Silva e a intensa exposição de mídia da ex-senadora deu-lhe novo oxigênio, sobretudo porque persiste e até se consolida a impressão de que ela já devorou a candidatura Eduardo Campos em favor de seu próprio nome.
Mesmo com a menção expressa de que ela seria vice, a dobradinha com Campos ficou significativamente abaixo dos resultados de intenção de voto que, solitariamente, ela obtém.
De todos os detalhes e interpretações desta primeira de rodada de pesquisas após o “fato novo” criado por Marina Silva o que ficou mais claro – e o Datafolha, com suas “ratas” e erratas fez questão de frisar – é que ela se tornou uma alternativa real para a direita, frente a um Aécio insosso e um Serra impalatável.
Mas, como a pesquisa Vox Populi repõe na devida medida,  muito longe de ser um vendaval na política, até porque ela vem de velhos carnavais, embora, na época, desfilasse por escolas diferentes.

Por: Fernando Brito

Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará convoca aprovados em concurso da PM


O Comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), divulgou a lista dos candidatos aprovados no concurso para o cargo de soldado, que deverão fazer parte da 2ª turma do Curso de Formação Profissional.
Os convocados deverão seguir as orientações presentes do edital nº 17/2013, divulgado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).
Devendo realizar a apresentação de documentos na Coordenadoria de Perícia Médica do Governo do Estado do Ceará (COPEM/SEPLAG) e na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da PMCE (CGP), respectivamente, no período de 17 a 23 de outubro de 2013.

Saiba mais 
Aqui.

PSDB DE MASSAPÊ PERDE O EMPRESÁRIO JOÃO JOSÉ PARA O PSB

O PSDB na terra do presidente estadual da sigla, ex-deputado Luis Pontes (PSDB) está sendo esvaziado assim como em todo o Ceará. Cotado ainda nesse ano (2013) para ser Presidente tucano em Massapê, o empresário João José (J. Arruda Móveis) aliado histórico do deputado Rogério Aguiar (PSD) deixou o ninho tucano e já é o novo presidente do PSB em sua terrinha. João José(foto) novo presidente socialista já tem sua chapa proporcional fechada para 2014 - votando em Rogério Aguiar (PSD) para estadual e fechado com Eliane Novais para federal.

Sobral de Prima

JUSTIÇA BLOQUEIA RECURSOS DE SETE PREFEITURAS PARA PAGAMENTOS DE PRECATÓRIOS

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, determinou o sequestro de recursos de sete municípios do Ceará para pagamento de precatórios, totalizando a quantia de R$ 628.266,18. A medida foi tomada porque os gestores não pagaram as parcelas devidas apesar de terem sido intimados.
As dívidas dos municípios de Acarape (R$ 14.939,22), Barro (R$ 114.971,32), Baturité (R$ 145.495,60), Groaíras (R$ 31.649,23), Monsenhor Tabosa (R$ 64.322,87) e Pacujá (R$ 167.575,42) são referentes ao ano de 2012. Já o município de Solonópole  (R$ 89.321,52) tem débito relativo aos anos de 2010, 2011 e 2012.
Esses municípios estão sujeitos ao regime especial de pagamento de precatórios criado pela Emenda Constitucional nº 62/2009. Nessa condição, os gestores devem honrar a dívida em 15 parcelas anuais, cabendo ao TJCE o gerenciamento dos valores, que serão rateados entre o TJCE, Tribunal Regional do Trabalho-7ª Região e Tribunal Regional Federal- 5ª Região para pagamento dos credores de cada um.
De acordo com a legislação, cabe aos tribunais de justiça a administração do regime especial. Realizado o sequestro, o rateamento dos valores entre os tribunais será feito de forma proporcional à dívida neles existente. Em seguida, será feito o levantamento de quantos credores terão direito aos recursos.

SENADO APROVA PROJETO PARA CRIAR 188 NOVOS MUNICÍPIOS


Foto: Agência Senado
O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto que abre caminho para a criação de mais de 180 novos municípios e cerca de 30 mil cargos públicos no país. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. O projeto altera regras para a criação, fusão e desmembramento de municípios, que somam 5.570 no país. 
Segundo dados da Frente Parlamentar de Apoio à Criação de Novos Municípios, a proposta deve permitir em curto prazo a formação de até 188 novos municípios que cumprem as novas regras impostas pelo Congresso, entre os que serão emancipados, desmembrados ou mesmo criados.  
Governistas estimam que os novos municípios vão trazer impactos da ordem de R$ 9 bilhões mensais aos cofres públicos, tendo como base o número de prefeitos, vice-prefeitos, servidores das prefeituras, vereadores e funcionários das Câmaras Municipais com o cálculo de salário médio de R$ 3 mil.

Diário do Nordeste

OUTUBRO ROSA! O "EFEITO JOLIE"


No mês dedicado ao combate do câncer de mama em mulheres em todo o mundo. Depois que a atriz de Hollywood, Angelina Jolie, anunciou a retirada das duas mamas para evitar que o câncer se manifestasse, chamou a atenção das pessoas para a causa. Isso tem sido identificado como o “Efeito Jolie”.
Profissionais da medicina têm dito que mulheres chegam nos consultórios dizendo que foram inspiradas pela atitude da famosa atriz. Angelina fez exames em que foi detectado um gene do câncer em seu corpo, isso lhe deu a informação de que tem altas chances de desenvolver a doença. Por isso, decidiu pela mastectomia. Há médicos que acreditam que esse efeito no público feminino será duradouro.
O “Efeito Jolie” passou a fazer parte do site da Sociedade Nacional de Conselheiros Genéticos. O número de acessos aumentou bastante. Na ferramenta chamada “Encontre um conselheiro genético”, há 86% a mais de pessoas interessadas no assunto e clicaram no link.
A página de mastectomia preventiva ganhou um salto de 200 para 69 mil acessos em apenas algumas horas depois que o artigo “Efeito Jolie” foi publicado. Mas, nem todo caso precisa de uma atitude drástica, como a da esposa de Brad Pitt. Mesmo com toda a divulgação e mobilização acerca dos perigos do câncer de mama, a exposição também pode trazer pontos negativos.
Médicos norte-americanos acreditam que as mulheres passaram a ter medo de ter o gene modificado e começaram a procurar aconselhamento genético por medo. Isso leva a decisões superficiais. Atualmente, as mulheres não estão tão preocupadas com a aparência que a mama irá ter após um procedimento cirúrgico. Agora, elas preferem retirar os seios para não correr o risco de desenvolver o câncer.
O problema é que nem sempre há um forte sinal da doença, mas as mulheres querem se precaver e não hesitam em passar por uma cirurgia de retirada total dos seios. Há pedidos de pacientes que nem mesmo apresentam pré-disposição ao câncer e tentam se beneficiar de alguma maneira, sem êxito.
A análise dos genes é recomendada em casos de câncer de ovário ou de mama na família. Pode haver necessidade de mais exames para comprovar as suspeitas, que podem acarretar gastos e estresse.

 Tadeu Nogueira

terça-feira, 15 de outubro de 2013

FELIZ DIA DO PROFESSOR


Câmara acata TCM e ex-prefeito Chico Vaulino tem sua quarta conta de governo desaprovada


RUMO AO PENTA? CONTAS DE 2010 
PODEM SER DESAPROVADAS 
O Prefeito de Camocim, Chico Vaulino (PP), conseguiu um "tetra", que nenhum gestor em tempos de Lei da Ficha Limpa, almeja. Na sessão legislativa desta Segunda-feira (14), A Câmara de Camocim manteve o o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que desaprovava, pela quarta vez, as contas de governo do Ex-Prefeito Chico Vaulino, referente ao ano de 2008. O mesmo aconteceu com suas contas de 2006,  2007 e 2009. Em todas elas o tribunal encontrou irregularidades. Uma das falhas mais graves foi a não aplicação dos 25% no setor da educação, afrontando assim uma lei federal. 
Além das 4 contas de governo desaprovadas, o Ex-Prefeito Chico Vaulino (PP) já contabiliza outras 4 contas de gestão também desaprovadas. Ele conseguiu o feito inédito de ter uma conta desaprovada enquanto foi chefe de gabinete dele mesmo. Chico Vaulino, que precisava de 10 votos a seu favor, obteve 8, sendo que conta com apenas 5 vereadores, aliás, 4, já que existe a especulação de que seu cunhado, o Presidente da Câmara, Régis da Ipu, conhecido também como Régis da Hilux, devido ao aluguel de 19 veículos por parte da Câmara de Vereadores, pode já estar aliado ao grupo do Deputado Estadual Sérgio Aguiar (PROS). Explica-se a situação: 
Os outros 3 vereadores que seu grupo acusou de traição, sendo que foram apedrejados politicamente e na vida pessoal, devem ter votado ironicamente a favor dele, sabendo,  claro, que seus votos não mudariam a situação de Chico Vaulino. A bancada da situação contabilizou 6 votos a favor do TCM. A ausência foi da Vereadora Lúcia da Ematerce (PROS). Chico Vaulino segue como um dos políticos cearenses mais "sujos" do estado, sendo que em breve, terá que prestar contas à justiça das irregularidades que cometeu à frente da Prefeitura de Camocim, de 2005 a 2012.
Fonte: Camocim Online

Governo vai autorizar em novembro migração de rádios AM para FM


A velha e boa rádio AM vai ganhar novo fôlego no Brasil, com a migração das emissoras para a faixa FM. Como nenhum aparelho eletrônico moderno, incluindo os celulares, recebem o sinal AM, as rádios que operam nessa faixa estavam perdendo público velozmente, principalmente entre os mais jovens, disse nessa segunda feira (14) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão, que este ano ocorre no Rio de Janeiro.
Paulo Bernardo disse que a digitalização do rádio, assim como vem acontecendo com a TV, ainda não tem um modelo que definitivamente sirva ao Brasil. “O que nós vamos fazer ainda este ano é autorizar as rádios AM se transformarem em rádios FM. Uma das pressões que temos para fazer o rádio digital é que a qualidade do rádio AM está caindo, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso prejudica muito a audiência. A juventude, por exemplo, nem ouve mais rádio AM”, declarou.
Bernardo informou que já foram feitos estudos que apontam viabilidade para a migração. “Com a digitalização da TV, nós temos os canais 5 e 6 [liberados], onde cabem muitas rádios. Nós estamos fazendo uma solução que é importante, que é autorizar rádio AM para a faixa de FM. Isso vai ser assinado em novembro, que tem o Dia do Radialista comemorado em 7 de novembro.

Agencia Brasil