sexta-feira, 25 de abril de 2014

SEM ASSISTÊNCIA DA OI, BITUPITÁ VIVE "EPIDEMIA" DE TELEFONES MUDOS


A localidade de Bitupitá, que possui uma das mais belas praias do estado, e que pelo menos em tese, trata-se de um destino turístico, vem sofrendo com mais uma mazela na sua já fraquíssima infraestrutura. Dessa vez o problema ocorre com grande parte dos telefones fixos do lugar. É que eles simplesmente estão mudos e apesar dos constantes apelos feitos à operadora OI, através do seu serviço de atendimento, nenhum técnico aparece por lá, ocasionando assim revolta e prejuízo aos usuários.
 "A OI faz da gente besta, vive remarcando uma visita técnica que nunca chega, aliás, a única coisa que chega mesmo é a conta. Nisso ela é eficiente", desabafou revoltado um dos moradores prejudicados. Portanto, se você está tentando entrar em contato com alguém de Bitupitá pelo fixo e "bicho" só chama, feito grilo na madrugada, certamente essa linha está com defeito. Enfim, sem concorrência, a tendência é que a coisa piore, se é que isso pode ser possível. Mas para não falarmos só de coisa ruim, queremos lembrar que OI fechou o ano de 2013 com lucro líquido de R$ 1,49 bilhão. Olha aí que coisa boa, né? Sorria, pois você contribuiu com essa alegria.  

Tadeu Nogueira 

LI NO RM NO FOCO - OS SEMÁFOROS DE COREAÚ! CONFUSÃO E UMA DICA PARA MELHORIA

Ao longo dos dias, desde a implantação do semáforo (há duas semanas atrás) percebemos com clareza que os que moram em Coreaú não respeitam mesmo as leis de trânsito. No ultimo feriadão, ficou claro que o desrespeito extrapolou de vez. Já ouvimos relatos de que quase já aconteceu acidentes graves no local, por hora já houve sim acidentes nessas vias porém de pequena intensidade, mas não deixa de ser um fator triste. Creio que a implantação de um fotosensor para coibir os infratores seja uma solução rápida. O triste é pensar que estas mesmas pessoas que fazem o que está relatado quando vão a cidades grandes, repeitam numa boa e sem reclamação a sinalização. Será que o que falta é lei?
Também percebemos e recebemos relatos do erro de programação dos semáforos instalados na CE-364 com a acesso a CE-240. Abaixo mostramos como seria a maneira de funcionamento dos sinais.

Na primeira ilustração quem vai na CE-364 rumo a BR-222 quando o sinal fechar, devem-se abrir os outros dois de descida que vem rumo a cidade e quem deve seguir reto na CE-364 e também para quem vai da CE-240 rumo a BR-222.



Na segunda ilustração quando os sinais de quem vem entrando na cidade pela CE-364 e quem está na CE-240 e vai para CE-364 fecharem, deve-se abrir o sinal de quem vai subindo rumo a BR-222 entrando também na cidade.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Inscrições para concurso da Prefeitura de Reriutaba seguem até 30 de abril


A Prefeitura Municipal de Reriutaba torna público que estão abertas as inscrições para o Concurso Público visando o preenchimento de vagas para diversas áreas de nível fundamental, médio e superior para o provimento dos cargos efetivos permanente do Poder Executivo. Ao todo serão mais de 180 vagas para as mais diversas áreas envolvendo o ensino fundamental, médio e superior.
O candidato poderá se inscrever através do site da CONSULPAM – Consultoria Público-Privada que é a organizadora do certame, ou de forma presencial na sede da Prefeitura localizada na Rua Dr. Osvaldo Honório Lemos, nº 176, no Centro de Reriutaba-CE.
As inscrições seguem até o dia 30 de Abril e as provas estão marcadas para o dia 15 de Junho. O prazo de validade do concurso será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo, por ato expresso do Chefe do Poder Executivo Municipal ser prorrogado uma única vez por igual período, desde que não vencido o primeiro prazo, conforme o artigo 37, inciso III, da Constituição Federal.
Download Edital:
edital concurso de RERIUTABA

Com informações da Prefeitura de Reriutaba

APÓS NOVA ANÁLISE, UFRN DETECTA TREMOR EM MARTINÓPOLE


Além dos dois tremores de terra registrados em Camocim na madrugada do último sábado (19), cuja divulgação foi feita em primeira mão (AQUI) nesta terça-feira (22) pelo Camocim Online, um outro, ocorrido no domingo (20), às 13:09, na cidade de Martinópole, de 2.0 graus na Escala Ritcher, foi finalmente confirmado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  (LabSis/UFRN). Segundo o LabSis/UFRN o epicentro foi registrado a 5 quilômetros da sede do município na direção nordeste. Até ontem pela manhã, o Técnico Sismológico, Eduardo Menezes, da UFRN, dizia que ainda não havia sido detectado o tremor em Martinópole. Somente no início da tarde a instituição falou novamente sobre o caso. Segue abaixo o relato da UFRN: 
"Foi feita uma varredura nas estações de Sobral (SBBR) e Morrinhos (NBMO) e nada foi achado no início do dia 20. Foram feitas então varreduras retroativas e, posteriormente, abrangendo todo o dia 20. O evento foi localizado e ocorreu às 16:09 UTC (13:09, hora local, à tarde, portanto), teve magnitude preliminar estimada em 2.0 e epicentro preliminar a aproximadamente 5 km a ENE de Martinópole. Entramos em contato com Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, e ele confirmou, com pessoas de Martinópole, que o evento foi sentido no início da tarde, e não do dia". 

Tadeu Nogueira 

quarta-feira, 16 de abril de 2014

GOVERNO FIXA MÍNIMO EM R$ 779,79 PARA 2015


Com estimativa de crescimento da economia de 3% e inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5% para 2015, o governo encaminhou nesta terça-feira ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 (LDO-2015). Pelo projeto, o salário mínimo será reajustado em 7,71% e vai ficar em 779,79 reais em 2015.  O governo também prevê que o superávit primário para o setor público consolidado será de 143,3 bilhões de reais, valor que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Com o abatimento dos 28,7 bilhões de reais destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a meta do superávit primário fica em 114,7 bilhões de reais (ou 2% do PIB).  A LDO, enviada pelo Executivo ao Congresso nesta terça-feira, deve ser aprovada pelo Legislativo até 30 de junho. Se não for aprovada nesse período, o Congresso não pode ter recesso em julho.

Tadeu Nogueira 

Deputado propõe que prefeituras contratem policiais militares para “bico”


A Assembleia Legislativa está para analisar projeto que pode mudar as políticas de Segurança Pública. A ideia, do deputado Lucílvio Girão (Solidariedade), se aproxima da municipalização do serviço. Ou da institucionalização do “bico”, mas com caráter oficial. A proposta permite às prefeituras “requisitar policial civil ou militar, nos dias de folga, para fazer policiamento preventivo no município”. A remuneração do profissional, além de despesas da atividade, caberão à gestão municipal. Mas deve-se já adiantar: trata-se de projeto de indicação.
O autor acha que as medidas, se implementadas, dariam “à população um sentimento de segurança”. Lucílvio não menciona na matéria eventuais sobrecargas de trabalho numa categoria já submetida a estresse e tensão.

Fonte: Blog Roberto Maciel

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dez prefeituras cearenses não enviaram dados ao TCM

Um levantamento finalizado na última quinta-feira (10) e divulgado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), mostra que um total de 10 prefeituras cearenses e 01 câmara municipal deixaram de enviar dados ao Sistema de Informações Municipais (SIM), e estão descumprindo o art. 42 da Constituição Estadual.

As unidades gestoras são obrigadas a enviar demonstrativos informatizados acerca das contas mensais relativos à aplicação dos recursos recebidos e arrecadados, e ainda, dos balancetes demonstrativos e da respectiva documentação comprobatória das receitas e despesas e dos créditos adicionais.
As Prefeituras Municipais identificadas em situação irregular em 2014 são: Aiuaba, Aracoiaba, Banabuiu, Crato, Guaramiranga, Itapajé, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Potengi e Solonópole; enquanto a Câmara Municipal de Moraújo encontra-se na mesma situação de inadimplência perante o SIM.
O descumprimento da lei impõe aos municípios penas que vão desde a suspensão de repasses de recursos voluntários, impedimento na assinatura de convênios, à instauração de provocação para apuração de responsabilidade.
O levantamento foi concluído na última quinta-feira (10) pelo Tribunal de Constas dos Municípios (TCM). O Presidente do TCM, Conselheiro Francisco Aguiar, encaminhou ao Governador Cid Gomes a relação dos municípios inadimplentes com o SIM. Além do ofício enviado ao Governador, também foi feita comunicação à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e à Secretaria da Fazenda para adoção das medidas que forem consideradas cabíveis.

Prefeito de Cruz e deputado Sérgio Aguiar entregam ambulância para população de Preá


clip_image016
No último domingo 13, o Prefeito Municipal de Cruz, Odair José Mendes de Vasconcelos (PT), o popular Adauto, e o deputado Sérgio Aguiar (PROS), fizeram a entrega de uma ambulância O km, para o PSF Francisco Dias dos Santos da Comunidade do Preá. Este transporte era uma reivindicação da população local e uma promessa de campanha do Prefeito que agora se torna uma realidade.
A Comunidade do Preá, fica a 40 km distante da sede do município e o percurso é feito por um trecho de estrada carroçável até chegar na CE – 085 na localidade de Lagoa dos Monteiros com 12 km de extensão.
Quando havia a necessidade de um veículo para socorrer uma vítima, o transporte que era solicitado para o atendimento saía de Cruz, percorria 40 km e demorava mais de uma hora para chegar ao local, agora com a aquisição da ambulância, a realidade é outra, pois o veículo está sempre no local, agilizando o pronto atendimento da população.
Em seu pronunciamento, Adauto disse está realizando um compromisso assumido com a comunidade e que a população do Preá e comunidades vizinhas agora passam a contar com um veículo novo para a tender a população, garantindo socorro imediato em casos de emergência.
Vários oradores manifestaram suas satisfações em ver a comunidade ser beneficiada com um veículo para que a população possa ser atendida do jeito que o Prefeito quer e a população merece.
clip_image020
O Secretário de Saúde do Município Dr. Reginaldo Alves, anunciou outros investimentos que virão em breve para beneficiar a população da comunidade, e destacou os serviços médicos que estavam sendo prestados à população do Preá e outras comunidades rurais através do PSF, com a ampliação de equipes médicas para melhor servir a população evitando gastos com deslocamentos até a sede do município.
O Deputado Sergio Aguiar, destacou o seu empenho ao lado do Prefeito Adauto para a aquisição da ambulância e lembrou da tão sonhada estrada do Preá, esse que também é outro sonho realizado, e asseverou que em breve trará boas notícias para a população do Preá e comunidades vizinhas.
Outra conquista da população, com a administração de Adauto, foi o plantão médico que está sendo realizado nos finais de semana e feriados no PSF da Comunidade do Preá.
A manutenção permanente da estrada entre Praia do Preá e Lagoa dos Monteiros garante maior rapidez no deslocamento dos veículos, algo que dantes era impossível de ser realizado.

Com informações do Blog a Folha

MENOR MATA CUNHADO À FACADAS EM CAMOCIM


Na noite de domingo (13) um homem de 25 anos foi esfaqueado duas vezes por um adolescente de apenas 16 anos, irmão de sua esposa. Antônio Francisco Nascimento Ferreira, segundo a Polícia, estava agredindo sua mulher quando seu cunhado, o menor, desferiu golpes de faca contra ele. Antônio foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no posto médico. O adolescente foi aprendido para prestar depoimento. Segundo a versão do menor, a vítima costumava agredir sua irmã, e dessa vez, novamente repetiu isso após ter sido chamado por ela quando bebia em um bar próximo à sua residência, localizada no Bairro São Francisco. A esposa, de apenas 18 anos, teria chorado, lamentando a morte do marido. A vítima deixa uma filha de 1 ano de idade.  

Postado por Tadeu Nogueira
Com informações do O Povo Online / Camocim Polícia 24h

Camocim: russos dão parecer favorável à área

Os engenheiros da JSC SSTC, grupo russo interessado em construir um estaleiro em Camocim - localizado a cerca de 360 quilômetros de Fortaleza -, deram parecer favorável à área do município reservada ao empreendimento, apontando como viável a instalação de uma indústria naval no local para reparo de embarcações ou mesmo para a construção de navios petroleiros.
O corpo técnico visitou a localidade no mês passado e reuniu-se, em Fortaleza, com representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece) e da Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras. De acordo com o deputado Sérgio Aguiar, já há um estudo de viabilidade elaborado pela Transpetro para a instalação de um estaleiro de grande porte em Camocim. Os técnicos da empresa, portanto, visitaram a área para verificar as condições geográficas e os impactos que poderia trazer à cidade o empreendimento, e apontaram a localização como favorável.
"A área destinada ao estaleiro é de 100 hectares e já foi selecionada pelo governo estadual para ser decretada de interesse público. No momento, está sendo feito o processo de desapropriação", informa.
O deputado, com a autorização do governador Cid Gomes, vem mediando as negociações com o grupo russo. Hoje, ele irá se reunir com o presidente da Adece, Roberto Smith, para discutir as providências a serem tomadas a seguir. "Vamos ver o que vai ficar para cada um a ser feito, da parte do Estado e da empresa", adianta.
Definição
Segundo Sérgio Aguiar, ainda está para ser definido se o empreendimento em questão será para construção de petroleiros para a Petrobras ou para reparação dos mesmos.
"A Transpetro tem várias embarcações ainda a serem construídas até 2030, e o estaleiro de Camocim poderá entrar nisso. Vamos ver qual é a melhor opção. Ele também poderá ser voltado para reparação, já que hoje os petroleiros do país são reparados em outros países, como a China e a Rússia, e isso poderá ser feito aqui", aponta.
O deputado informa que a JSC SSTC (Shipbulding & Shiprepair Technology Center) já possui contatos com possíveis parceiros europeus para o empreendimento. "A empresa entra com o know-how, mas precisará de parceiros para entrar com o investimento na construção do estaleiro", explica.
Termo de compromisso
O grupo russo assinou em dezembro do ano passado, em Brasília, um termo de compromisso com a Adece e a Prefeitura de Camocim para a realização de estudos com o objetivo de construir um estaleiro de grande porte no município.
O documento foi firmado durante reunião da Comissão Intergovernamental Brasil/Rússia de Cooperação Econômica, Científica e Tecnológica.
Interesse
O interesse dos investidores russos em construir um estaleiro no Ceará foi divulgado, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste, em julho de 2013, quando houve uma reunião com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, para tratar do assunto. Em setembro, uma comitiva cearense liderada por representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e pelo deputado Sérgio Aguiar visitou o grupo de investidores em São Petersburgo, na Rússia.
Sérgio de Sousa
Repórter

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no próximo dia 22


A campanha nacional de vacinação contra gripe, que este ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, tem como como público-alvo, no Ceará, 1.995.760 pessoas. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.
No Estado, serão distribuídas 2.155.420 doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
A estratégia de mobilização para todo o país, executada em parceria com estados e municípios, foi anunciada nesta quarta-feira, 2, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.
No Brasil, o público-alvo é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe.
Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

O Povo

CONCURSO DE GRANJA: CONSULPAM DIVULGA RESULTADO DA PRIMEIRA FASE


A Consulpam, empresa organizadora do Concurso Público para preenchimento de 323 vagas da Prefeitura de Granja, cujas provas foram aplicadas no dia 23 de Fevereiro, divulgou na noite desta quarta-feira (02) o resultado da primeira fase do certame. 
Confira AQUI  a relação dos aprovados.Lembrando que, de acordo com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Prefeitura de Granja e Ministério Público, os aprovados devem ser nomeados até Julho de 2014. 

Tadeu Nogueira

Cid discute a sua saída do Governo



Image-0-Artigo-1581188-1
Ciro foi ao encontro de Cid no início da tarde. O governador cancelou toda sua agenda e convocou os pretensos candidatos do PROS
FOTO: POMPEU VASCONCELOS
Em Limoeiro do Norte, hoje à noite, o governador Cid Gomes e o secretário de Saúde, Ciro Gomes, poderiam dizer se ficam ou saem do Governo para efeito de desincompatibilização, se conclusiva tivesse sido a longa conversa acontecida ontem, entre eles e os pretensos candidatos ao Governo pelo PROS. Hoje à noite haverá uma nova rodada de conversação, podendo a discussão acontecer até a sexta-feira.
A disposição de Cid é de sair, embora a candidatura de Ciro ao Senado não seja anunciada de imediato, assim como a de governador, tudo ficando para o fim do mês de maio ou mesmo nos dias que antecederem a convenção do partido, em junho.
Se for renunciar, o governador terá que fazer a comunicação oficial à Assembleia, até o fim da tarde de amanhã, para que o presidente do Poder Legislativo declare a vacância do cargo e, no sábado, dia 5, todos estejam, realmente, desimpedidos à luz da Justiça Eleitoral.
Ontem, o governador Cid Gomes cancelou sua agenda oficial, no início da tarde, para um encontro com Ciro Gomes, no Palácio da Abolição, a pedido de Ciro, logo depois do meio dia. Não era um despacho entre governador e secretário de Saúde, cargo que este ocupa no Governo, razão de ter causado surpresa a auxiliares mais próximo do governador a inesperada reunião.
Vice
Como o Diário do Nordeste noticiou, no domingo, dia 23 de março, Cid anunciou que se desincompatibilizaria, na próxima sexta-feira, se Ciro, seu irmão, decidisse disputar a vaga de senador, nas eleições deste ano.
Depois de pouco mais de uma hora de conversa entre os dois, foram chamados ao gabinete do governador o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, o vice-governador Domingos Filho, o deputado estadual Mauro Filho e o ex-ministro Leônidas Cristino, todos relacionados como pré-candidatos ao Governo pelo PROS.
Leônidas, por sinal, já era considerado fora do páreo na disputa de cargo majoritário tanto que o próprio governador estava tratando de consolidar alguns colégios eleitorais para garantir a sua eleição de deputado federal. A rodada de conversa deles só foi desfeita pouco depois das 16 horas, sem conclusão, daí ficou marcado uma nova rodada de conversação para esta noite, quando todos voltarem do evento de Limoeiro do Norte.
Todos evitaram contatos com a imprensa após o encontro da tarde de ontem, mas surgiram comentários de que a decisão do vice-governador de ficar no Governo, mesmo para somente concluir o mandato, foi a razão de ter sido adiada a decisão de renúncia do governador.
Embora Ciro insista em dizer não estar interessado em disputar mandato no pleito de outubro próximo, aumentaram, nas últimas horas, as pressões de amigos e familiares, no sentido de que ele vá pleitear a vaga de senador para, além de continuar participando da política nacional, facilitar a disputa sucessória estadual.
Como secretário, para poder ficar à disposição do partido e ter o seu nome homologado na convenção, ele terá que deixar o cargo até o fim da tarde de amanhã, além, também, da saída do governador do cargo, na mesma oportunidade.
Cid Gomes, no Governo, segundo a legislação eleitoral, torna inelegível todos os seus parentes, até o terceiro grau, para a disputa de qualquer cargo eletivo. Só o irmão Ivo Gomes, atualmente deputado estadual, licenciado para ser secretario de Educação de Fortaleza, pode ser candidato à reeleição. Ivo não pode disputar qualquer outro cargo, por impedimento da legislação.
Pretensos
Ontem, no fim do dia, a assessoria do Palácio da Abolição estava convidando jornalistas para participarem de uma inauguração, no início da noite de hoje, no Município de Limoeiro do Norte, fazendo crer que lá o governador e o seu secretário de Saúde poderiam anunciar se ficam ou saem do governo, para efeito de desincompatibilização.
O governador convocou a todos os pretensos candidatos a participarem do evento em Limoeiro do Norte e, na volta retomarem a conversa iniciada ontem sobre sua renúncia, agora, segundo informações extraoficiais, dependendo da posição a ser tomada pelo vice-governador Domingos Filho.
Se o governador renunciar ao mandato ele terá que encaminhar a carta-renúncia para a Assembleia até o fim do expediente de amanhã. Só depois de conhecida a renúncia pelo Legislativo é que o presidente da Assembleia declarará a vacância, abrindo-se aí o espaço da sucessão que começa com o vice-governador, o presidente da Assembleia, e o presidente do Tribunal de Justiça. A este cabe o dever de convocar a eleição, pela Assembleia, no prazo de 90 dias, do governador que concluirá o mandato dos renunciantes.
No fim da tarde de ontem, no Palácio da Abolição, embora nenhum dos assessores tivessem mais informações a dar sobre as reuniões definidoras do quadro, a sensação que passavam era a de que Cid Gomes realmente estaria deixando o Governo do Estado para permitir que o seu irmão seja candidato ao Senado. Segundo ainda, especulavam, o governador só tratará do assunto com os dirigentes dos demais partidos aliados após acertar dentro do PROS.

Atraso compromete obras do metrô e museu de Sobral


Image-0-Artigo-1580702-1
Metrô está todo pronto e deveria ser inaugurado em setembro de 2012
FOTOS: JÉSSYCA RODRIGUES
Image-1-Artigo-1580702-1
Museu Madi foi fechado em 2009, após cheia do Rio Acaraú, que inundou e comprometeu equipamentos. Parte do acervo foi transferida para a Casa de Cultura da cidade. População reclama da falta de uso do espaço de arte
Sobral Apesar de concluída a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sobral, mais conhecido como Metrô de Sobral, o equipamento permanece sem data de inauguração. Segundo a assessoria, não há previsão, não tendo ainda nenhuma informação nesse sentido. A data inicial de inauguração era de setembro de 2012. Além dessa obra, o Museu Madi, desativado desde a enchente de 2009, permanece fechado e sem datas para início da reforma do prédio.
Segundo a assessoria da Metrofor, agora estão sendo resolvidos assuntos de logística a fim de definir uma data para a operação assistida do equipamento e não há nenhuma data em vista para isso. Quanto às obras, a parte pendente que era referente à curva da Avenida John Sanford, já foi concluída.
Mesmo com as obras concluídas, os transtornos continuam na Avenida. A proximidade dos trilhos com as residências e as vias que ficaram reduzidas após a instalação das linhas incomodam moradores e motoristas. Quem tem que fazer a rota que leva do Centro para bairros como Cidade Pedro Mendes Carneiro, Junco e até mesmo a Serra da Meruoca vem procurado vias alternativas.
Acidentes
Para a auxiliar de serviços gerais Maria Janaína Moura, que tem residência na serra e faz o trajeto todos os dias, os acidentes e imprudências flagrados diariamente são inúmeros. "As pessoas estacionam em cima dos trilhos, vêm na contramão, não respeitam as calçadas. Sem contar nos acidentes que volta e meia acontecem, principalmente com motociclistas que se desequilibram quando passam por cima dos trilhos", diz ela.
Outro ponto que os pedestres reclamam é o trecho que vai da Estação da Boulevard do Arco até a Estação Coração de Jesus, que não possui faixas para travessia de pedestres. Segundo a estudante, muitos alunos de escolas próximas fazem o trecho a pé, se arriscando quando precisam atravessar a Rua Idelfonso de Holanda Cavalcante. "Antes, eles paravam na ciclovia para poder trocar de lado, mas agora saem correndo de um lado pro outro", aponta.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Metrofor, o Metrô de Sobral possuirá um processo de adaptação para os passageiros sobre o novo equipamento e serão quatro carros de passageiros circulando pela cidade. Serão, ao todo, 64 viagens ligando diversos bairros da cidade em 12,1 quilômetros de ferrovias. Para tanto, terá dois ramais e onze estações. O empreendimento do Governo do Estado tem um investimento total de R$ 70,1 milhões. Já o Museu Madi é outro dos equipamentos que permanecem sem funcionar em Sobral. Inaugurado em 2005 com um acervo de mais de 100 peças de 60 artistas diferentes, todas provenientes de doações, em 2009 teve sua sede atingida por uma cheia do Rio Acaraú, tendo sua estrutura afetada de modo irreparável nas áreas de sistema elétrico, de refrigeração e de iluminação. Segundo as informações oficiais, a água destruiu todas as vedações externas em vidro e também todo o sistema de arquivos. Somente a estrutura em concreto resistiu às águas.
Novos espaços
Em entrevista com o curador do Museu Madi, Roberto Galvão, em ocasião posterior, ele explicou que haverá uma reforma no local, que contará com melhorias como criação de mais um pavimento para a área de exposições; e a criação de um amplo espaço para o desenvolvimento de ações educativas. Já as áreas administrativas, laboratórios e reserva técnica serão implantadas, assim como a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes que funciona próximo ao prédio do museu.
Segundo o curador, cerca de 70% das obras estão atualmente expostas na Casa de Cultura de Sobral, enquanto as outras passam por um processo de manutenção. "A exposição começou em janeiro desse ano e se encontra aberta ao público todos os dias da semana e há a realização do Madi Educativo".
Queixa
A demora no projeto, que vem sendo falado desde o segundo semestre de 2013, vem incomodando principalmente estudantes da cidade. Para a aluna de História, Juliana Mendes, o museu fechado é um empecilho, pois apenas parte do acervo está exposta. "Sem contar que é diferente você ter a experiência completa no local ideal de exposição e um local que serve como quebra galho. Quanto antes reabrirem o Madi, melhor".
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sobral, o projeto está em andamento e a última etapa que se teve conhecimento foi a de licitação, mas apenas a secretária de Cultura, Eliane Leite, poderia fornecer maiores informações. A secretária não foi localizada até o fechamento da edição.
Jéssyca Rdorigues
Colaboradora
Mais informações

Metrofor
Rua 24 de Maio,60
Fortaleza - (85)3101.7100
Prefeitura de Sobral
(88)3677.1100